O despertador não soou! Levantei assustada e saí correndo pra ver o nascer do sol…

O amanhecer no Mediterrâneo

ver o nascer do sol
Fotografia e edição: Claudine Bernardes. Praia de Benicassim

Acordei assustada e olhei no relógio. Oh, não! O despertador não soou e já era às 6:30 da manhã. Pulei da cama, tomei meu café correndo (porque antes disso não sou gente), me vesti, peguei a bicicleta do meu marido (que é mais rápida que a minha) e saí de casa como quem está dando a luz.

Ainda estava escuro, mas o caminho era longo e eu estava com os músculos frios. Havia duas opções: ir pelo caminho de sempre, que era todo por uma ciclovia e portanto muito mais seguro, principalmente naquela manhã escura; ou, ir pelo caminho rural, muito mais curto, no entanto sem acostamento. Escolhi a segunda opção! Acendi as luzes da bicicleta para evitar problemas e lá fui eu.

Pedalei o mais rápido que pude! Havia pouca gente no caminho, ciclista nenhum, a parte de mim. Comecei a perceber a silhueta rosada do horizonte, indicando que o sol já começaria a surgir e pedalei ainda mais rápido. Não queria perder o espetáculo do nascer do sol. A última vez que o havia contemplado fazia uns 15 anos, e fora no Atlântico (uma experiência inusitada, já os contarei). Seria a primeira vez que contemplaria o nascer do sol no Mediterrâneo, e não estava disposta a perder essa oportunidade. Apesar de pedalar o mais rápido que meu intumescido corpo permitia, o caminho se fez mais longo do que eu imaginava. Estava cansada, sem fôlego e desesperada por chegar.

E cheguei! Saltei da bicicleta correndo para pegar a câmera fotográfica e registrar os primeiros raios do sol… Nãooooooooo! Estava sem bateria! Assim que, iPad, somos só você e eu! Meu fiel companheiro, ainda que limitado era o único que me restava para registrar esse momento (como você deve ter notado tenho por regra utilizar imagens próprias). Bem, você julgará o resultado! Caminhei até o molhe e me sentei para esperar o sol que começava a surgir timidamente. Observei com entusiasmo a luz âmbar que começava surgir entre algumas nuvens pegadas ao horizonte, e senti que me saudava.

Como um noivo extasiado pela beleza da noiva que vai ao seu encontro, me sentei sobre as pedras e esperei que a cálida luz âmbar viesse ao meu encontro. Ela caminhou suavemente sobre as águas, crescendo e espalhando-se gradualmente sobre o Mediterrâneo. Não havia pressa! As poucas ondas dançavam douradas diante de mim, produzindo uma suave melodia. Finalmente senti a luz âmbar tocando minha pele, produzindo a união do homem com a luz. Foi um espetáculo incrível! Senti uma irreprimível vontade de agradecer a Deus e isso fiz. Minha oração matutina foi ali mesmo, sobre as pedras e olhando o mar iluminado pelos primeiros raios de sol. Obrigada, Deus!

nascer do sol espanha
Fotografia e edição: Claudine Bernardes. Praia de Benicassim.

Agora estou aqui, com uma pedra como cadeira e o mar como janela, tentando registrar em palavras essa experiência. No entanto, nenhuma palavra que exista no dicionário poderá conter os sentimentos que hoje experimentei. Gostaria que você soubesse que ver o nascer do sol com os próprios olhos é ainda mais espetacular. Não consigo descrevê-lo de modo que você possa realmente compreender a sua beleza, é algo para ser vivido. Meras fotos não podem conter tamanha beleza.

nascer do sol, praia espanha.
Fotografia e edição: Claudine Bernardes. Praia de Benicassim.

Isso me fez ver outra realidade. O amor de Deus, na pessoa de Jesus. Eu posso dizer o quanto é maravilhoso desfrutar do seu amor, posso tentar convencê-lo com todos os artifícios que eu conheça quanto a sua existência, no entanto, minhas palavras e minha vida jamais poderão conter a plenitude do que Ele é. É por isso que eu sempre digo, o cristianismo não é uma religião, porque o amor não pode ser descrito através de regras. Se trata de uma vivência, ou melhor, de uma CONvivência. De uma relação! De um: ver com os próprios olhos e sentir com o coração. Me chame de louca se quiser, mas não deixe a vida passar sem ver esse nascer do sol.

Salmos 19.1
Fotografia e edição: Claudine Bernardes. Praia de Benicassim.

Lembre-se que “A Caixa de Imaginação” é um canal de comunicação bilateral. Será gratificante receber seus comentários e ideias.  Se gostou,  por favor, compartilhe! (Pinche para leer el texto en Español: Amanecer Mediterráneo)

8 comentários sobre “O despertador não soou! Levantei assustada e saí correndo pra ver o nascer do sol…

  1. Sensacional! Belíssimas fotos!
    Tenho uma relação meio genetica com a fotografia. Trabalhei muitos anos com ela, e o blog que mantenho – apesar de ser apaixonado por bicicletas – foi criado como desculpa para as fotos que faria nas cicloviagens que (ainda) não realizei. Vai entender…

    A fotografia costumava ter “uma hora certa”. Ao menos antes da era digital ela tinha. São as horas em que a intensidade e o ângulo da luz do sol estão mais “adequados” à uma perfeita foto. Do nascer do sol até às dez da manhã, aproximadamente, e à partir das quinze ou dezesseis horas, dependendo da estação, até o pôr do sol.

    É claro que se pode fazer lindas fotos em outros horários – até de madrugada – mas, nessa faixa, é perfeito.

    Porém…

    Nada se compara às primeiras luzes do dia. Nada. Especialmente à beira do mar… Especialmente no Mediterrâneo… Especialmente na Europa… Especialmente na Espanha…

    As fotos ficaram ótimas, e, diferentemente de você, elas conseguem me passar grande parte da emoção e da paz que se sente ao nascer do dia.

    O “Cara Lá em Cima” realmente sabe das coisas…

    Parabéns e grande abraço a todos aí.

    Curtir

    • Obrigada, João. “A hora mágica” é uma benção para os amantes da fotografia. Também gosto de tirar fotos no pôr do sol, tenho umas que são de tirar o fôlego, e olha que meu instrumento fotográfico (porque não ouso chama-lo de câmera, é um iPd. No meu caso a fotografia veio como complemento do Blog… tenho por regra só colocar fotos minhas. 🙂

      Curtir

  2. Belíssimo texto! Deu vontade de ir ver o nascer do sol no oceano também! Já vi o pôr do Sol e foi muito belo! Como moro em uma ilha, tenho as duas oportunidades (estou pensando agora o quão privilegiada eu sou … ).

    E o amor de Deus realmente é pra ser vivido e sentido…

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário