O Monstro de Cores: aprendendo sobre os sentimentos

(Para leer el texto en Español pincha en: El monstruo de colores)

Educando a emocionalidade

Uma resenha muito especial

Sou uma amante dos contos infantis! Gosto muito de aprender e ensinar através dos contos. As histórias infantis não foram criadas somente para entretener as crianças. Na verdade elas possuem um forte componente didático que deve ser aproveitado ao máximo para ajudar as crianças no seu processo de aprendizagem de vida.

Por essa razão e aproveitando que estamos buscando presentes de Natal para dar aos nossos filhos, sobrinhos, netos etc, sugiro esse livro. O Monstro de Cores foi escrito e ilustrado por Anna Llenas. Se você quiser pode conhecer outros livros dela no seu site e também pode seguir o seu blog.

O livro conta a história do monstro de cores, cada cor simboliza um sentimento: Tristeza (azul),  Medo (negro),  Raiva (vermelho),  Calma (verde), Alegria (amarelo), Amor (rosa).

Uma menina encontra o Monstro todo colorido, simbolizando que todos os seus sentimentos estão misturados e por isso ele se sente confuso. Ela explica-lhe que é necessário ordenar os sentimentos, separa-los de acordo com as suas cores. Explica como funciona cada sentimento.

O monstro de cores

Com essa história as crianças aprendem a identificar os sentimentos de acordo com o que sentem no momento. É muito interessante, porque não nos enganemos, há muito marmanjo por aí que não consegue compreender o que realmente está sentindo.

Meu filho amou receber esse livro de presente. Além disso, para que ele aprendesse mais sobre os sentimentos e como enfrentar os sentimentos negativos, fizemos algo muito legal. Pegamos etiquetas em potes de vidro com os sentimentos escritos nelas. Cortamos papel com as mesmas cores e quando o meu menino sente raiva, por exemplo, escrevemos o sentimento no papel vermelho, conversamos sobre como ele está se sentindo e colocamos o papel dentro do “Pote da raiva”.

resenha livro infantil a caixa de imaginação

Depois disso nos abraçamos (porque ele aprendeu que o carinho remove os sentimentos ruins), e chegado a esse ponto toda a raiva que ele sentia já se dissipou. Esse exercício ajuda a criança a falar e enfrentar os sentimentos negativos e a desfrutar dos sentimentos positivos. 

Eduquemos as emoções das nossas crianças! Somente assim elas poderão ser adultos sadios e maduros. 

 

Se gostou deste conto tenho certeza que também gostará do meu Conto que acaba de ser publicado em PORTUGUÊS,   “Carlota não quer falar”, entra para ver tudo que esse conto oferece.

Este slideshow necessita de JavaScript.

49 comentários sobre “O Monstro de Cores: aprendendo sobre os sentimentos

  1. Interessante recomendação. Atualmente estou lendo A cadeira de Prata, que na ordem cronológica é o sexto das Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis. Muitos dizem se tratar de livro para criança. Eu não rotularia assim, apesar de ter uma linguagem simples, eu gostei demais, justamente por isso. Acho que livros claramente infantis podem servir até mais aos adultos que às crianças. É maravilhoso experimentar essa inocência e didática que emana de livros como esse. Abraço.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Olá, Claudine!

    Indiquei o seu blog ao Premio Dardos!

    https://amandoohoje.wordpress.com/2015/12/28/premio-dardos-fechando-2015-com-chave-de-ouro/

    Gostaria de dizer que estou curtindo muito o seu blog! Sou mãe de dois pequenos também e suas publicações estão sendo muito úteis! Que Deus continue te abençoando e capacitando nessa vida de blogueira e, mais que isso, que Ele te dê muita sabedoria na condução da sua família!

    Bj, Michelle

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Michelle. Obrigada pela indicação. Será um prazer participar. Também te agradeço por passar por aqui. O teu blog também é muito lindo. Achei bem legal a participação da tua amiga Jéssica sobre o tema parto humanizado. Perdão por demorar em responder, mas estava atualizando meu pc. 😉

      Curtir

    • Sim, exatamente. Faz algumas semanas comecei a fazer uma especialização em contoterapia, e não podes nem imaginar o mundo de cores e ensinamentos que se abriu diante de mim. É incrível. Na verdade sou uma fã de livros infantis, como você disse “aprende-se em profundidade algo contado com simplicidade.” Obrigada por passar por aqui. 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  3. “Educar as emoções.” Expressão nova, para mim. E… FUNDAMENTAL! Afinal, o que é o Ser Humano, senão um bombom de emoções, temperado com sal de razoes e um punhado de dúvidas, num invólucro de pele? (definição transacionalista de Lucy Buchnan).

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Sara. Aqui em Espanha se trabalha muito os temas das emoções e a educação emocional através de contos. O Monstro de Cores é um ótimo livro e também há outros muito interessantes como o Emocionario. Eu mesmo lancei recentemente um livro para ajudar as crianças a gerir as emoções que vem acompanhado de um Ludo para jogar, o conto se se chama Carlota não quer falar. Obrigada por passar por aqui e volte sempre 🙂

      Curtir

  4. Olá Claudine. Estou a utilizar o livro “O monstro das cores” para trabalhar as emoções com os meus alunos e gostaria de ter também o seu. Será que já está à venda em Portugal?
    Achei os eu livro muito bem pensado bem como o material que o acompanha. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Sara, estamos preparando a publicação do conto “Carlota não quer falar” para Portugal. Se inscreva no blog para receber a info sobre o lançamento. Esperamos que até o final do ano já esteja pronto para publicação 🙂 Um grande abraço e obrigada por passar por aqui. 😉

      Curtir

    • Oi Paula. O Monstro de Cores não está em venda no Brasil. Pelo que sei, somente em Portugal. Eu o tenho porque vivo na Espanha. Te recomendo o meu livro “Carlota não quer falar”, que trata de sentimentos de uma forma ainda mais ampla. Vem com um Jogo que é o Ludo das Emoções com 30 cartas. É um material que está sendo utilizado por professores, psicólogos e psicopedagogos de todo Brasil e também da Espanha. Abraço

      Curtir

  5. Olá. Sou Maria de Lourdes gostei muito do seu post, com varias dinamicas para crianças,gostaria de receber os jogos por email
    Muito agradecida

    Curtir

Deixe um comentário