Re-Read. Um sebo? Não! Uma livraria “Lowcost”

(Para leer esta entrada en español pincha en: Re-Read)

Re read A caixa de imaginação
Re-Read Castellón. Fotografia de Arquivo.

Tesouro escondido

“Deslizou a mão sobre os livros enfileirados na estante. Seus olhos se fixaram em um título conhecido, e uma chuva de lembranças jorrou desde um recôndito escondido da sua memória. Sempre vale a pena reler um bom livro – pensou. Retirou o livro da estante, sentindo-se como um garimpeiro ao encontrar uma pedra preciosa. Com um sorriso nos lábios, acariciou sua capa, como se abraçasse um velho amigo que há muito tempo não via.  Abriu o livro cujas folhas amareladas eram testemunhas do tempo passado, e encontrou outro tesouro, em forma de dedicatória: ‘Querida Clara. Sei que agora os seus dias parecem nublados. Mas posso te garantir que atrás dessas nuvens escuras o sol ainda brilha. Não deixe a esperança morrer, porque sempre surgem ventos que afastam as nuvens cinzas. Ainda que agora não possa estar fisicamente ao teu lado, te envio este livro, um bom amigo, para te fazer companhia e lembrar-te que minhas orações te acompanham. Um abraço carinhoso da sua avó.’  Embora seu nome não fosse Clara e aquelas palavras não lhe fossem dirigidas, sentiu que seu coração se comovia. Com um sorriso ainda nos lábios se dirigiu  ao caixa. Depois de pagar saiu triunfante, sabendo que realmente havia encontrado um tesouro escondido.”

 

Sou uma apaixonada por livros usados. Amo encontrar anotações em páginas amareladas, e quando encontro uma dedicatória… ai… me sinto emocionada. Porém, quando entrava em um sebo, me sentia como um mineiro, buscando um pedacinho de diamante em uma gruta escura, fria e úmida. Alguns sebos parecem um ninho de gato, com livros esparramados pelo chão, ocupando cada espaço e sem qualquer ordem. Claro, que nem todos os sebos são assim. No entanto, não havia encontrado nenhum que realmente me produzisse prazer aos sentidos. Até que caminhando por Castellón encontrei Re-Read. “Uma livraria nova!” –  Pensei. Mas na verdade era uma livraria de livros usados. E pasmem! Um lugar limpo, organizado, agradável… um sonho para qualquer leitor. Na verdade, não é só agradável, é também acolhedor. Me senti tão bem ali, que o tempo passou e nem notei.

Reread 6

Além disso os preços são estupendos. Todos os livros têm o mesmo preço. Um livro por 3 euros, dois por 5 euros e cinco por 10 euros. Ali encontramos desde livros infantis, autores desconhecidos ou best-sellers como  C.S. Lewis e Ken Follet.

reread

A primeira Re-read foi aberta em Barcelona e fez tanto sucesso que logo se tornou uma franquia. Atualmente já são quase 20, e tenho certeza que o número de livrarias lowcost continuará crescendo (Deixo aqui o link http://www.re-read.com) .

Reread 2

Os deixo algumas fotinhos mais para que vejam que lugar acolhedor e agradável é a Re-Read de Castellón:

Você já conhecia Re-read? O que lhe pareceu? Espero seu comentário. Obrigada por passar por “A Caixa de Imaginação”.  Até breve 😉

8 comentários sobre “Re-Read. Um sebo? Não! Uma livraria “Lowcost”

  1. Não tinha nenhuma nação sobre Re-read! Gostei tanto do ambiente como da livraria, é um bom propósito com intuito de conhecer novos escritores e claro, um grande compreendimento para a natureza 🌱

    Curtido por 1 pessoa

  2. É simplesmente perfeita… Eu só conheço um sebo aqui em Recife, e sinceramente é um horror. Só compro lá quando estou passando pela frente e vejo realmente um livro que quero comprar por um preço bom. Amo livro e até os usados, tinha um certo preconceito com o usados, mas deixei isso de lado, poi livro é livro e pronto… Só não contribuo com o sebo na parte de vender ou trocar meu livro, mas comprando sempre.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lucas. Gosto muto de livros usados. Quando a minha mãe veio me visitar lhe pedi que me trouxesse vários, para evitar que ela estivesse buscando livro por livro em um sebo, entrei em uma página de internet onde localizei o sebo da minha cidade e fiz uma busca dos livros que eu queria. Assim ela já chegou no sebo com uma lista e foi mais fácil. Se encontrar algum sebo interessante envia uma foto para mim. Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário