O desafio de ensinar (aprender) a gratidão

(Para leer la entrada en Español pincha en: El desafío de enseñar la gratitud)

enseñar la gratitud claudine bernardes
Fotografia de arquivo.

Um dia difícil

_ Mamãe, não gostei desse dia.
Seu olhar cansado e o corpo debilitado pela doença, eram testemunhas de que aquele realmente não havia sido um bom dia.
_ Meu amor, sei que hoje não foi um grande dia, mas até nos dias difíceis podemos encontrar coisas boas. Coisas pelas quais podemos estar agradecidos. Você não acha?
_ Não, mamãe. Hoje foi um dia horrível.
_ Meu amor, lembra das crianças que ficaram no hospital?
_ Sim, mamãe.
_ Essa noite elas não dormirão nas suas caminhas. Terão que passar toda a noite no hospital. E você, meu amor, onde passará a noite?
_ Em casa, mamãe, com você.
_ Talvez isso seja algo pelo qual estar agradecido. Você não acha?

Era às três da madrugada quando acordei para ver a temperatura do meu filho.  Depois de ver que tudo estava bem, tentei voltar a dormir. Mas foi impossível. Pensei, então, que ler algo poderia me ajudar a conciliar o sono. Depois de buscar um pouco encontrei um post que se chamava Pote da gratidão, no blog “Amando o Hoje”.

A leitura foi como um bálsamo. Necessitava algo assim para levantar um pouco a minha moral. Estou passando por uns dias difíceis. Dias nos quais não conseguia sentir-me muito agradecida. No entanto, o texto da Michelle me fez refletir. Estamos sempre ensinando coisas aos nossos filhos como: ter empatia, tratar a todos com respeito, perdoar, estar agradecidos; entretanto quando somos nós que estamos no olho do furacão não encontramos muita disposição para pôr em prática os nossos próprios ensinamentos.   Por essa razão resolvi exercitar a gratidão fazendo uma pequena lista de coisas pelas quais estou agradecida, ainda que  hoje não seja o meu melhor dia:

Obrigada Deus …

  • Porque apesar de estar tão longe do meu país, aqui também tenho pessoas que me amam e me ajudam quando passo por problemas.
  • Pela saúde pública de Espanha, porque não tenho que esperar muito tempo para ser atendida. Pelos médicos e enfermeiras que atenderam o meu filho com tanta disposição.
  • Porque apesar de estar tão debilitado, meu menino sempre mantém o sorriso e a vontade de melhorar.
  •  Porque as situações difíceis como esta me ensinam que posso seguir adiante apesar das dificuldades.

Não importa o que passe, sempre existe algo pelo qual podemos estar agradecidos.

E agora vou te mostrar o “Pote da gratidão” da Michelle (texto e fotografías extraídos do blog Amando o hoje):

A ideia é que a cada dia as crianças reflitam quanto ao que as faça feliz; algo pelo qual elas sejam gratas a Deus. Depois, elas devem escrever num papel o motivo da gratidão. A minha caçula não sabe escrever, então ela desenha no papel e eu “traduzo” atrás, conforme explicações que ela mesma me dá. Anotamos a data também, e inserimos os bilhetinhos nos seus respectivos potes.

Os bilhetinhos de gratidão não servirão para lembrar as crianças apenas naquele momento sobre o que as faz feliz, mas também podem servir como uma memória num dia qualquer em que estejam tristonhos, bem como ao final no ano, quando releremos um a um, recordando todas as bençãos ao longo do ano…

E para envolvê-los ainda mais nesse projeto, deixei que eles escolhessem os seus potes e os personalizassem, pintando e solando adesivos nos mesmos. Eu também aproveitei para fazer o meu. Afinal, eu também sou grata pelas diversas bençãos de Deus em minha (nossa) vida, e além disso as crianças aprendem muito mais por meio do exemplo. Mais até do que pelas ordens que lhes damos.

IMG_7136

Espero que você tenha gostado do post de hoje. Estarei esperando os seus comentários. Obrigada por passar pela minha “A Caixa de Imaginação“.

8 comentários sobre “O desafio de ensinar (aprender) a gratidão

  1. Verdade, quanto mais a gente agradece mais coisas boas acontecem. Venho praticando o hábito de ser grata e isso tem me proporcionado coisas incríveis. Se o dia foi bom, agradeço por assim ter sido; se for ruim, agradeço também porque me tornam mais forte.
    Beijos e linda postagem . Tenha um bom dia 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário