O maravilhoso mundo da leitura: a cada página já não sou o mesmo

(Para leer el texto en español pincha en: El maravilloso mundo de la lectura)

mulher lendo mujer leyendo amor pela leitura

Seu lugar de refúgio

Aquele dia não fora um dos melhores e o resultado era uma terrível dor de cabeça. Era um alívio chegar em casa, seu reduto de paz. No entanto necessitava desconectar. Abriu as páginas do livro, respirou profundamente e adentrou em outro mundo.  Um mundo repleto de cores diferentes, odores singulares e experiências que seriam inalcançáveis no mundo onde vivia. Naquele lugar ela podia viver a vida de outros, ainda que fossem apenas seres imaginários. Através daquela experiência seu mundo também se transformava, se enriquecia, se expandia, fazendo dela uma pessoa mais profunda e completa. O livro era seu lugar de refúgio.

 

Olá amigos. Escrevi o microconto acima para expressar a ideia que quero compartilhar, ou seja: a importância da leitura como instrumento de educação emocional. Ultimamente tenho lido muito sobre o tema porque estou fazendo uma especialização sobre contos e fábulas terapêuticas e creio que é um assunto de grande importância.

O fragmento abaixo foi retirado (e traduzido por mim) do texto Educação Emocional através dos contos (Educación Emocional a través del cuento), escrito pela Psicóloga, musicoterapeuta e escritora Begoña Ibarrolla:

Ler nos ajuda a imaginar, imaginar nos ayuda a compreender a nossa realidade.

Leitura significa entrar no silêncio e aprender a olhar para dentro. Então o leitor aprende a diferenciar as emoções produzidas pela leitura. Isso lhe ajuda a determinar seus gostos e preferências leitoras.

As histórias não só nos mostram o que somos, mas também o que podemos chegar a ser; abrem nossos olhos para olhar mais além da nossa pequena e limitada vida. Nos mostram as possibilidades de realização que estão a nossa disposição.

Os contos podem converter-se no mais grande instrumento de liberação da mente humana. Uma inesgotável fonte de estimulação criativa, um tesouro de experiências que enriquecem nossa vida, mas, principalmente, um espelho: o espelho que nos diz como somos em realidade.

Ao ler um conto quase sempre nos encontramos.

Concordo totalmente com o que dizia o escritor  Ítalo Calvino:

Frase leitura Ítalo Calvino português.png

 

Penso que a leitura não pode ser comparada a nenhum outro modo de aprendizado, já que ela possui um ritmo próprio, governado pela vontade do leitor. A leitura abre espaços de interrogação, meditação e exame crítico, ou seja: de liberdade. Ela estabelece uma relação do leitor com si mesmo, não somente com o livro; com o nosso mundo interior através do mundo que o livro nos abre. (Ítalo Calvino)

Graças aos contos o leitor tem a possibilidade de multiplicar  ou expandir sua experiência através das vivências dos personagens e a oportunidade de explorar a conduta humana de um modo compreensível. O livro amplia a experiência do seu mundo interior, o leva a outros tempos e outros lugares, outras formas de viver, sonhar e lhe aproxima de realidade desconhecidas.

o prazer da leitura beneficios
Foto e texto: Claudine Bernardes

Agora quero saber a sua opinião. Como você se sente quando está lendo? Está de acordo com o texto? Espero notícias suas. Um grande abraço. Ah, não esqueça de compartilhar o texto com os seus amigos. 😉

6 comentários sobre “O maravilhoso mundo da leitura: a cada página já não sou o mesmo

  1. Ler -depois de viver- é a melhor forma de aprendizado. O leitor vive outra vida nas páginas do livro, e emerge da leitura com um novo olhar sobre o mundo, mesmo que não perceba.
    Escreveu George Orwell: “Os melhores livros são aqueles que nos contam o que já sabíamos”.

    Curtir

Deixe um comentário