Contoterapia – Que bicho é esse?

(Para leer el texto en Español pincha en: Cuentoterapia)

A caixa de imaginação contoterapia

Hoje vou compartilhar com vocês algo muito importante para mim e que tem sido um grande instrumento na educação do meu filho.

Antes de ser mãe havia lido dezenas de livros sobre como educar os filhos. Com tanta informação, pensei que já estava preparada e que tiraria de letra essa tarefa. Hoje dou risadas de mim mesma, e da minha grande ignorância. Os primeiros anos com o meu filho foram desastrosos e eu me sentia perdida e desesperada.  Foi então que descobri o mundo mágico dos contos e como poderia usá-los para educar ao meu pequeno terremoto. Para minha surpresa, ele reagia positivamente e captava os ensinamentos das historias que eu criava e havia uma mudança de comportamento.

Um exemplo: Ele começou a utilizar constantemente a palavra tédio. “Que tédio, mamãe!” “Que entediado estou.” “Não me divirto nada, que tédio!”

Criei horror a essa palavra. Eu não podia aceitar que o meu filho crescesse pensando que a vida é um tédio. Então, criei um conto cuja mensagem final é “Quem tem imaginação nunca se entediará.” Esse passou a ser o seu conto favorito e consegui arrancar essa “maldita” palavra do pensamento dele.

Houve uma mudança de pensamento, baseada na reflexão aprendida através do conto.

Depois dessa experiência comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que existem muitos profissionais tanto na área da educação como da psicologia que realizaram vários estudos sobre a influência dos contos na conduta humana. Acabei me apaixonando pelo assunto e agora estou fazendo uma Posgraduação em Contos e Fábulas Terapéuticas.

O Conceito de Contoterapia que mais se identifica ao enfoque que estudo é:

A contoterapia é a técnica e ferramenta que se baseia no uso de contos e material didático, para abordar diversas situações socioemocionais e comportamentais apresentadas por algumas crianças, entre elas: manifestações de tristeza, ansiedade, emoções positivas e negativas, baixa regulação como condutas imediatistas, impaciência, deficiência no controle de impulsos e intolerância. Também estão comportamentos perturbadores como: agitação, distração, gritos, maltrato físico ou verbal por parte da criança. Além disso também podem ser tratadas temas como: conflito armado, morte, mudanças na estrutura familiar e déficit em habilidades comunicativas. (1)

Conforme explica Bruno Bettelheim, os contos

Ajudam as crianças a elaborar seus medos e conflitos afetivos, a criar identificação positiva e formar referentes que lhe darão segurança no seu processo de amadurecimento. Os contos são especialmente adequados para as crianças, já que prendem sua atenção, porque são capazes de diverti-las, aumentar sua curiosidade, estimular sua imaginação e enriquecer sua vida, ao mesmo tempo que ajudam a desenvolver seu intelecto, reconhecer suas emoções, tratar a ansiedade e abordar seus sonhos.

No entanto, algo que tenho percebido é que a contoterapia está enfocada para ser um instrumento dentro da educação escolar, quando a minha proposta é aproximar esta técnica à esfera familiar.

O instrumento principal será um conto, uma historia para ser contada pelo pai/mãe ao filho/filha. Além da história darei algumas sugestões de como trabalhá-la para alcançar um objetivo determinado. Um exemplo simples é o meu livro “Carlota não quer falar”, no qual aplico as técnicas da contoterapia para criar um espaço onde pais, professores e psicólogos podem trabajar as capacidades emocionais das crianças. Tudo isso através de um conto interativo, um jogo (Ludos das Emoções com trinta cartas) e um Projeto de Educação Emocional, cheio de jogos, dinâmicas e atividades. Através deste material as crianças aprenderão sobre os sentimentos, e se fortalecerão os vínculos familiares.  

Bem, não quero ser muito extensa nesse post, já que se trata de uma introdução a outros, onde pouco a pouco vamos desenvolvendo e compreendendo como aplicar a contoterapia em casa.

Obrigada por acompanhar-me até aqui. Se você tem alguma sugestão ou dúvida deixe seu comentário, será um prazer trocar ideias. Até breve.

 


(1) Cuentoterapia un programa funcional de intervención psicopedagógica de conductas internalizantes y externalizantes en niños de básica primaria. Autores: Martínez Luján, Catalina. Ramírez Atehortúa, Cristina. Pineda Córdoba, Manuela.

logo do blog a caixa de imaginação

26 comentários sobre “Contoterapia – Que bicho é esse?

  1. Como eu faço para participar, sou mãe de quatro crianças, eu sempre compro livro para eles, mas vejo uma deficiência aqui, pois só encontro coisas de princesas e heróis da disney. O último livro que comprei foi O pequeno príncipe, mas para a minha surpresa eles ficaram com medo da história e não quiseram mais ler.

    Curtir

    • Oi Tatiane. Você pode dizer-me as idades das tuas crianças, buscarei material para você e preparei ferramentas para que você possa utilizar. Vivo na Espanha e aqui os contos de inteligência emocional abundam. Mas no Brasil a coisa é diferente. Estarei fazendo uma pesquisa junto às editoriais para buscar livros de educação emocional em português. E estarei trabalhando com esses livros como expliquei. Além disso também utilizarei os contos clássicos, explicando como enfocá-los dentro da educação emocional. Também ensinarei aos pais a construir contos para a realidade de seus filhos. Assim que fique atenta porque trarei muito material interessante.

      Curtir

  2. Gostei muito do seu blog, principalmente deste texto. Lembrou-me minha infância onde ficava ansiosa para que chegasse as 15 horas para ir à casa da minha avó uma contadora de histórias de primeira linha. As tardes com ela são as melhores recordações de minha infância e mais, guardei na memoria e no coração todas as lindas histórias contadas por ela. Muito grata por este belo momento.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Há uns 3 ou 4 anos atrás eu li “A psicanálise dos contos de fadas” que é do Bruno Bettelheim. É um livro fantástico que explica como os contos educam, apoiam e liberam as emoções das crianças. Adorei seu post sobre esse assunto. Acho que um mundo melhor começa com crianças emocionalmente saudáveis e que gostam de ler! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Vanessa. Também já li muito material de Bettelheim, ele é muito citado nos artigos que leio. Tenho esse livro de Bettelheim e pretendo começar a lê-lo em breve. Você tem razão, um mundo melhor começa com pessoas emocionalmente saudáveis. Obrigada pelo comentário. 😉

      Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns! que postagem interessante.. perfeito! os contos são de fato o ingrediente mais completos na formação das crianças. Desde o berço, somos inclinados à voz da doçura que nos ensina través dos contos. São finalmente trabalhados através de ilustrações, de audições sugestivas, de livros.. e assim extraímos nossas impressões e nosso aprendizado. Eu também me servi dessa preciosidade para passar a meus filhos, os valores que hoje eles guardam e exercem. Parabéns, Claudine!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Foi muito interessante ler seu contoterapia exposição. Certamente muitos pais que têm filhos que eles vão gradecer porque não é fácil hoje para educar uma criança. Suas dicas são robustos e com certeza vou aprender a apreciar. Excelente seu blog

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário