Conto: O menino que surfou nos Anéis de Saturno

(Para leer el texto en Español pincha en: El niño que surfeó en los Anillos de Saturno)

cuento el niño que surfeó en los Anillos de Saturno

Um conto para uma semana difícil

Fui acordar o meu filho para prepará-lo para ir ao colégio, quando observei que seu corpo estava cheio de erupções. Não tive dúvida, era catapora (varicela).

Bem, não havia outra solução além de ter muita paciência e ficar uma semana em casa. Agora imagina a situação: um menino de 4 anos, cheio de erupções (que não deixavam de coçar), além de febre, sem ter a possibilidade de sair de casa nem receber qualquer visita. A semana ia ser longa.   

Pensa também que uma criança de 4 anos ainda não compreende como deve enfrentar uma doença.  É uma situação crítica que enfrenta minuto a minuto, tempo que se faz eterno, porque não compreende que essa doença passará dentro de uns dias.

Por essa razão, tentei buscar uma solução e tive a ideia de realizar um projeto mãe-filho para ocupar o nosso tempo.

 Que melhor que “construir” um conto?

Decidimos que o tema seria o Sistema Solar, já que  era o assunto que ele estava estudando no jardim. Para ajudá-lo a compreender que a sua doença era passageira, lhe introduzi como protagonista do conto, e a sua doença como um dos problemas que ele teria que enfrentar. Em um sonho ele viveria uma grande aventura, transformando-se em um astronauta e viajando pelo espaço. Depois de acordar  e superar a doença voltaria para o jardim e contaria o sonho para os seus amiguinhos. Esse, basicamente, é o enredo do conto.

Ah! E o mais lindo foi que ele me ajudou a escrever a história. Depois que terminamos de escrevê-la, a lemos algumas vezes e a continuação começamos a preparar as ilustrações.  Como você poderá observa abaixo, todo o livro foi feito a modo de collage, com o uso de diferentes tipos de materias.

Foi uma semana muito ocupada. Além disso, o meu pequeno ficou tão contente  que depois que passou a catapora, levou seu conto para para ler aos seus amiguinhos do jardim. 

Os deixo o slide do conto:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Os logros que alcançamos com esse conto:

1 – Entreter: Consegui entreter o meu filho durante uma semana, tirando o seu foco da doença e focando-lhe em um projeto construtivo.

2 – Superar: ao ver-se como protagonista do conto, dentro do qual pode superar um problema (imaginário), a criança recebeu a mensagem de que seu problema real também pode ser superado.

3 – Imaginar: O menino percebeu que também é capaz de imaginar e criar um conto.

Os contos são excelentes instrumentos de terapia para ajudar as crianças no processo de superação  de transtornos e problemas. Além disso os ajuda a compreender que as vicissitudes da vida podem ser vividas e superadas.

Espero a sua opinião. Lembre-se que A Caixa de Imaginação é um instrumento de comunicação bilateral. Até logo!

21 comentários sobre “Conto: O menino que surfou nos Anéis de Saturno

    • E eu também. Os contos são ótimos para ensinar e educar a nossas emoções, estruturar nossa mente. Eu leio constantemente contos, tanto infantis como contos para adultos e adoro. 😉 Obrigada por passar por aqui mais uma vez Alberto.

      Curtir

  1. Que PERFEITO. Foi a incrível a forma que construí o conto, tão didático e tão esperto, ensinar as crianças assim, além de tudo as entreter, isso é algo que eu gostaria de ter vívido, porém, farei com meus sobrinhos. Você é muito criativa, meus parabéns mesmo! O blog é demais.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Eva. Obrigada pelas palavras, me animam muito. Sou apaixonada pelos contos e quero transmitir esse amor aos que me rodeiam. Seja uma tia que planta história na vida dos teus sobrinhos, assim além de ensiná-los você se tornará inesquecível para eles. Um grande abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Descobri o universo dos contos através de Poe… depois Mario de Andrade e hoje em dia sou surpreendida com linhas narrativas nos blogues que leio. Acho um desafio escrever um conto, enxergar um universo inteiro dentro de um punhado de linhas com começo, meio e fim. É uma viagem curta… gostei imenso da “brincadeira”. Espero que ele já esteja melhor… bacio

    Curtir

    • Oi Lunna. Que legal, os primeiros contos que li também foram de Poe. Concordo com você, há muito material interessante nos blogs. Para mim escrever em português é muito importante porque vivi fora do Brasil e percebi que estava perdendo fluidez ao escrever. Obrigada por passar por aqui.

      Curtir

Deixe um comentário