Todas as mulheres que habitam em mim.

(Para leer el texto em español: Todas las mujeres que habitan en mí.)

lucha

Já fui um anjo glorioso e cândido.
Uma louca perdida no labirinto escuro da sua mente,
que buscava ser escutada, amada, lembrada.
Também já fui uma feroz guerreira.
Sou uma mulher de muitas caras.
Levo dentro de mim
um pouco de cada uma delas.

27 de Março, dia internacional do Teatro

Ainda não havia compartilhado com vocês o amor que sinto pelo teatro. Há anos faço teatro amador e é uma atividade que enriqueceu muito a minha vida. Creio que cada personagem com o qual compartilhei o meu corpo e a minha mente (e foram muitos), deixou um pouco de si dentro de mim. Aprendi a olhar com os seus olhos e vivi um pouco das suas vidas.

Não tenho nenhuma dúvida do quanto o teatro enriqueceu a minha existência. Venci temores, conheci pessoas maravilhosas, e principalmente me conheci. 

Se você ainda não viveu a grande aventura do teatro, deixo 10 razões para convencê-lo a viver essa incrível experiência:

  • 1 – Estabelecer Relações Humanas e Fazer Amigos – Estar envolvido com teatro é ter consciência de que não existe criação teatral que não seja coletiva. E a união de pessoas em torno de um objetivo em comum, resulta em grandes amizades, inúmeras vezes.

    2 – Reforçar a autoestima – O teatro propicia o autoconhecimento e a superação de limites. Em consequência permite que a pessoa aprenda a amar-se e respeitar-se.

    3 – Autoconhecimento – Se a pessoa mantiver um nível de concentração e autoanálise, é possível identificar e, posteriormente aperfeiçoar, características que nem sabemos ter, sejam elas positivas, como seus talentos escondidos; ou negativas, como a ansiedade, que foi um dos meus casos. Passei a vida achando que eu era inseguro ou tímido em situações pontuais e, durante meu curso, percebi que sou extremamente ansioso e isso que me faz travar em determinadas situações.

    4 – Ser Criança Novamente – Vivenciar o faz de conta teatral é trabalhar o lado lúdico, é lapidar a criatividade, a imaginação. Muitos jogos teatrais fazem com que nos sintamos crianças novamente e isso colabora para que resgatemos nossa essência interior.

    5 – Jogo de Cintura – Estar em cena é não somente repetir gestos e textos, mas também desenvolver a capacidade de improvisar. Quando ampliamos nossos recursos de improvisação, isso pode agilizar nosso raciocínio para agirmos diante de adversidades na vida, e não somente no palco.

    6 – Exercícios Físicos – Durante um curso de teatro você vai ter de se movimentar muito e praticar uma gama bastante variada de exercícios físicos. Anda, pula, corre, dança, sobe, desce. Tudo isso vai fazendo o corpo liberar endorfina e traz melhoras ao humor, à disposição, à autoestima.

    7 – Enriquecimento Cultural – Diferente do cinema e da televisão, ter contato com a representação teatral é estar mais próximo do universo artístico como um todo. E ter contato com arte e cultura é moralmente enriquecedor e nos faz pessoas mais observadoras, mais críticas e, pelo acréscimo de conteúdo, mais interessantes.

    8 – Consciência Corporal – O teatro possibilita que você descubra seu corpo, que amplie seu arsenal de gestos e movimentos, amplia a coordenação motora, trabalha a respiração que é algo que negligenciamos e traz enormes benefícios à saúde.

    9 – Ter uma Profissão – Além de tudo isso, você ainda pode se profissionalizar como ator. Conquistar um DRT, por exemplo, possibilita que a pessoa atue em diversas áreas, inclusive não relacionadas ao teatro. Também existe a possibilidade de enveredar por outros caminhos e atuar como diretor, dramaturgo, figurinista, cenógrafo, maquiador, etc.

    10 – Ser Uma Pessoa Melhor! – Isso é o mais importante e tudo que foi relacionado acima já contribui para tanto. Mas o teatro também possibilita ao indivíduo alargar a percepção do seu lugar no mundo. Estar mais atento ao que se passa ao seu redor, criar empatia, saber se colocar e compreender as razões do outro, ser mais sensível, mais colaborativo. Desenvolver na vida cotidiana a consciência que se adquire no palco ao agir, ao fazer escolhas. Além do mais, o teatro te faz um eterno aprendiz, sempre haverá novos novos conhecimentos a adquirir e novas habilidades a desenvolver. (Texto completo aqui)

“O teatro é a poesia que se levanta do livro e se faz humana. E ao fazer-se humana, fala e grita, chora e desespera.”

(Federico García Lorca)

Gostaria de agradecer-lhe por passar uma vez mais pela minha “Caixa de Imaginação”. Até breve!

3 comentários sobre “Todas as mulheres que habitam em mim.

Deixe um comentário