Emocionario: O dicionário de emoções que está bombando em Espanha.

(Para leer el texto en español pincha en: Emocionario)

emocionario 1.jpg

Era um sábado pela noite e como costumamos fazer saímos para passear em família. No dia seguinte era o aniversário de um amigo do meu filho e resolvemos comprar-lhe um livro de presente, por isso os três entramos em uma livraria.

_ Mamãe olha o que encontrei!

Meu pequeno  estava sentado no chão com um livro sobre as suas pernas e me olhava com um grande sorriso nos lábios, como se tivesse encontrado um tesoro.

_ É o  Emocionario, mamãe. Adoro esse livro, minha professora tem um na  sala.

Maria, sua professora, sempre escolhe materiais excelentes para seus alunos, e para nós pais é uma grande fonte de referência. Assim que não houve dúvida, compramos o livro e até agora não me arrependo dessa decisão.

Durante os últimos anos observei um grande incremento na publicação de materiais sobre educação emocional, entre os quais destaco: Filmes  (Divertida mente – Inside Out), livros (Pais brilhantes, professores fascinantes – de Augusto Cury/ A inteligência emocional – de Daniel Goleman), Contos infantis (O Monstro de Cores) etc.

Hoje quero mostrar para vocês un livro que está causando sensação aqui na Espanha. Se trata do “Emocionario”, um dicionário de emoções para que as crianças possam explorar, conhecer e compreender os seus sentimentos.  Seu grande éxito consiste no fato de que não se trata de um simples dicionário ilustrado, se trata de um projeto editorial muito mais complexo, formado de três partes:

1 – O livro

Se trata de um “percurso emocional”, onde uma emoção nos leva a outra, conforme podemos ver no índice:

emocionario 2 indice

Cada emoção tem uma descrição, explicando como a sentimos, como se desenvolve, e como pode ser o seu oposto ou como ela pode transformar-se em outra emoção.

emocionario 3 ternura

 O livro está composto de 42 emoções, com ilustrações de ilustradores diversos.   Na Guia para explorar as emoções  você poderá encontrar ajuda para falar sobre o tema com o seu filho, que perguntas fazer-lhe e muitas sugestões mais.

2 – Diário da Gratidão

Diário  propõe que criança expresse suas emoções e sentimentos. Também, através de exemplos cotidianos, convida a indagar nos pequenos elementos da vida que podem conduzir ao agradecimento. Também contêm desenhos e 85 frases motivadoras.  Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre o Diário da Gratidão.

emocionario 4 diario_de_la_gratitud_portada

3 – Material de Apoio gratuito

Além do livro e do diário (que podem ser encontrados em qualquer livraria de Espanha, ou em lojas online), a   Editora Palabras Aladas  também oferece material gratuito na sua página de internet:

 – Guia de exploração leitora  é um instrumento de apoio para pais, professores e educadores. Nela se oferece pautas de leitura para adaptar o conteúdo do “Emocionario” a pessoas de diferentes idades, além de propor formas de combinar o uso do Emocionario com o Diário da Gratidão e as Fichas para colorir e responder. s un instrumento de apoyo para padres, profesores y educadores. En ella se ofrecen pautas de lectura para adaptar el contenido del Emocionario a personas de distintas edades y para emplearlo en diferentes contextos. Además, se proponen formas de combinar el uso del Emocionario con el Diario de la gratitud y las Ficha.

 – Fichas de atividades (para colorir e responder) servem para compreender melhor cada um dos 42 estados emocionais contidos no livro. Estão em formato PDF e podem ser baixadas para imprimir.

–  Guia “Ideias para explorar as imagens” do Emocionario: Nela você poderá encontrar perguntas e sugestões de como explicar cada estado emocional, e suas imagens para que a criança possa compreender melhor suas próprias emoções.    Faça clic em PDF Propuestas IMG para vê-la. 

 – A Oficina sobre as emoções está baseada no Emocionario.  Você pode baixar o material de forma gratuita para realizar a oficina em sala de aula, na sua casa, livraria ou onde queira.

Tanto eu como o meu menino amamos o  “Emocionario”.  Cada noite líamos juntos uma emoção e falávamos sobre esse sentimento, e outros sentimentos que sentimos durante o dia. Foi muito bom aprendermos juntos. Além disso, quando Alejandro tem alguma dúvida sobre algum sentimento, ele mesmo pega o livro e busca o sentimento para compreendê-lo melhor. Fiz uma pesquisa por internet para verificar se no mercado editorial de Portugal e Brasil já é possível encontrar materiais parecidos, porém observei que andam um pouco atrasados em relação a essa tendência. Espero que as editoras se dêem conta logo que este nicho de mercado ainda não está coberto, e trabalham para suprir esta falta.

Você pode ajudar-nos a chegar às editoras compartilhando este post nas redes sociais. Talvez assim elas busquem material que ajudem aos pais e professores do Brasil e Portugal a trabalhar melhor a educação emocional entre as nossas crianças. Obrigada por me acompanhar e até logo! 😉

18 comentários sobre “Emocionario: O dicionário de emoções que está bombando em Espanha.

  1. Tratar de assuntos relacionadas as emoções, é confuso até para a gente. É interessante motivar as crianças sobre as impressões, adquirindo o hábito de fornecer mais contato sobre ele mesmo. Isso é arrebatador. Quando assisti Divertida Mente, senti uma visão exposta de nossas atitudes. De fato, uma coisa que é interessante para se aplicar em nossa educação. Espero que o livro chegue nas editoras do Brasil, achei acirrante essa temática proposta.

    Curtido por 1 pessoa

  2. En los institutos de España se están llevando a cabo cursos de formación para el profesorado que giran en torno a la EDUCACIÓN EMOCIONAL. Como profesora, he tenido el placer de asistir a uno y ha sido todo un grato descubrimiento.
    Saludos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário