Dicas escritores, Projetos Editoriais e Educativos, Recursos para escritores, Sem categoria

JÁ PENSOU EM PUBLICAR UM LIVRO? Mentoria para Autores. Transformando o livro no seu cartão de visita.

DINE3

Quais os benefícios de publicar um livro?

Se você deseja publicar um conto, uma fábula ou algo nesse formato, sonhando que o seu livro se tornará um bestseller que lhe fará rico e famoso, talvez tenha que lhe contar algumas verdades sobre este mercado:

  1. É um mercado duro e cheio de competição, além disso conseguir que uma editora publique o seu livro sem que você tenha que bancar essa publicação é difícil (Eu sou prova de que é possível. Porém, como consegui convencer a dois editoras de países diferentes a publicar uma autora desconhecida? Siga lendo para descobrir).
  2. Você pode se autopublicar, porém é caro e terá que promover-se muito para vender os seus livros.
  3. Os direitos de autor (quando você consegue uma editora que banque o seu livro) não superam os 10% do valor de capa, ou seja: ficar rico é uma ilusão; viver de direitos de autor é muito, muito muito difícil.

Então, quais são os benefícios de ter um livro publicado?

Sonho Realizado: Publicar ou inclusive, autopublicar pode ser a realização de um sonho. Um livro é como um filho, você gerou uma ideia, e agora está compartilhando essa história com o mundo e isso é lindo. Somente isto já seria para mim motivo suficiente para motivar o esforço que supõe criar um livro.

Cartão de Visita: Um livro pode ser também um “Cartão de Visita”, um “Portfolio” do seu trabalho. Imagina que você é uma Psicóloga Infantil e trata a muitos clientes com TDAH ou autismo. Bem, você pode criar uma história que relate a realidade deste mundo. Porém, só o conto, hoje em dia não é material suficiente para gerar projeção profissional. Vejamos o que aconteceu no meu caso.

Potenciando o seu livro

Quando lancei o meu livro “Carlota não quer falar”, meu objetivo era ajudar as famílias na comunicação com as crianças. Mas alcançar os pais era um trabalho árduo e logo me dei conta de que seria muito difícil, até que um dia comecei a perceber que o meu livro estava começando a gerar interesse em profissionais como psicólogos e professores. Foi então que, utilizando os meus conhecimentos em “Contos e Fábulas Terapêuticas”, criei o “Projeto de Educação Emocional com Carlota”, para servir de apoio ao livro e de suporte ao trabalho de profissionais.

Graças a essa iniciativa o meu trabalho começou a ter grande projeção, tanto no Brasil como na Europa (onde vivo há 15 anos). Hoje em dia sou Formadora e Facilitadora Contoexpressiva, professora de EpsiHhum (Escuela de Terapia Psicoexpresiva Humanista del Instituto IASE – com sede em Valencia-Espanha) e ministro cursos, oficinas e palestras tanto no Brasil como na Europa. Além disso estou preparando o lançamento de outros dois livros, um deles resultado dos cursos que realizei nos últimos meses no Brasil.

 

Recebo centenas de emails todos os meses (os quais respondo individualmente), agradecendo por disponibilizar o projeto e confirmando de que o meu trabalho agrega conhecimento e ajuda na vida de outros profissionais.

 

Que podemos concluir do que expliquei? O livro foi o primeiro passo, porém foi o Projeto de Educação Emocional (que distribuo gratuitamente em pdf) que mostrou as possibilidades do uso do livro, bem como ratificou o meu conhecimento profissional e gerou interesse no meu trabalho.

Em que consiste a Mentoria para Autores?

Se trata de ajudar o autor a:

1. Identidade Profissional: Identificar dentro da sua área de trabalho, um enfoque profissional que possa trazer-lhe mais projeção (em relação ao seu conhecimento X a necessidade do mercado), Ex. Se você é psicóloga ou coach parental, poderia centrar a sua projeção profissional para ajudar aos pais de crianças com TDAH ou Autista).

2. Projeto Editorial: Depois de estabelecer a identidade profissional que se deseja projetar, criaremos um projeto identificando: 1. Enfoque da história; público que se deseja alcançar; objetivos a serem alcançados com a historia; objetivos a serem alcançados com o “Projeto Complementar”; Identificar editoras potenciais que possam estar interessadas na publicação do livro, etc.

3. Criação do livro:Apoio ao processo criativo de gerar uma história, enquandrando-a dentro da Identidade Profissional e dos padrões estabelecidos no Projeto Editorial.

4. Projeto Complementar: Aqui é onde realmente consiste o principal foco e especialidade do meu trabalho, ou seja, transformar o livro em um produto que possa gerar um interesse que vai além do simplesmente lúdico. Nesse Projeto Complementar, que receberia um nome adequado em relação ao objetivo, você apresentaria o seu trabalho, sua especialização e transformaria este livro em um material pedagógico, com o projeto servindo de apoio para alcançar esse objetivo. No meu caso, transformei o livro “Carlota não quer falar”em um material psicopedagógico, utilizado por diversos profissionais. O mesmo estou fazendo com os dois futuros livros que já estão sendo preparados para publicação. Observe nas fotos abaixo que o Meu livro possui diversos elementos que fazem dele um produto, ou seja: a) Conto interativo; b) Guia para Pais; c) Ludo das Emoções com 30 Cartas (três elementos que fazem parte do livro) + d) Projeto de Educação Emocional com Carlota (distribuição gratuita em PDF); + e) Como Montar uma Oficina de Emoções com Carlota (post do blog).

Carlota mais que um livro

Já possui um livro publicado?

Se você já publicou um livro e deseja potenciar a projeção desse livro, bem como as vendas do mesmo, podemos criar um Projeto Complementar baseado neste livro e nos seus objetivos profissionais.

Se você deseja mais informação, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato. Permita-se SONHAR lembrando que

Se você já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora, dê-lhes alicerces. (Henry David Thoreau) 

Anúncios

Um comentário em “JÁ PENSOU EM PUBLICAR UM LIVRO? Mentoria para Autores. Transformando o livro no seu cartão de visita.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s