TAG Bloggers Recognition Award

responder tag

Um mês de blog e estou super contente, porque “A Caixa de Imaginação” foi super bem aceita, tanto pela comunidade de blogueiros como pelos internautas que sempre passam por aqui para dar uma olhadinha. E o presente foi lindo, em forma de Tag. Isso mesmo, recebi minha primeira indicação para participar de uma Tag (Bloggers Recognition Award), e nada menos que do veterano blogueiro Robson Joaquim do belíssimo Blog do Reportter

Minha tarefa é contar para vocês a razão que me fez criar “A Caixa de Imaginação” e depois dar umas dicas aos novos colegas blogueiros. Vamos lá, então!

Sou uma amante da leitura e da escritura e é algo que me acompanha desde muito pequena. Lembro que quando tinha uns onze anos coloquei na cabeça que seria escritora, e resolvi escrever uma história em quadrinhos. Bem, foi um desastre porque sempre desenhei muito mal. Deixei estacionado o meu lado escritora e segui como leitora durante muitos e longos anos (ainda que escrevesse alguma que outra poesia sem qualquer constância). Há dois anos e depois de empreender a incrível aventura da maternidade meu lado escritora acordou. No entanto, não foi algo assim, sutil, devagar… para nada! Foi uma cascata, um furacão… não, não… um devastador tsunami. A escritora que há em mim acorda-me pelas noites, me importuna enquanto estou lavando a louça, quando caminho pela rua e inclusive quando saio para pedalar. Não posso deixar de ter sempre comigo um caderno de notas. Em dois anos já escrevi várias crônicas, contos infantis, novelas, poesias… ela não me deixa em paz. Conversando com um editor ele me sugeriu criar um blog. Seria uma oportunidade de conhecer pessoas, seus gostos, e fazer feedback com leitores e escritores. Me sinto feliz por ter seguido o seu conselho, porque nesse último mês conheci a muita gente bacana, li outras pessoas e me reconectei com a cultura brasileira (vivo na Espanha há 10 anos).

No entanto, o que mais me surpreendeu foi a existência de uma verdadeira comunidade virtual de blogueiros, conectados por gostos, afinidades o simplesmente pelo fato de ser blogueiros. Isso é fantástico! Realmente estou amando a experiência, por isso, se você está pensando em ter o seu blog, siga adiante.

Não sou uma blogueira veterana, porém durante este último mês de árduo trabalho aprendi muitas coisas que posso compartilhar com você. O primeiro que você deve ter claro é se você quer entrar no mundo do Blog de cabeça, ou seja: ser um blogueiro conhecido, difundido e buscado; ou apenas quer gerar post’s aleatórios sobre temas do seu interesse. Em ambos casos a implantação do blog é parecida, porém o dia a dia como blogueiro em um caso e no outro são completamente diferentes. Se você opta pela primeira opção, segue umas dicas:

  1. Partiremos do princípio de que você já pensou sobre o que quer falar, já delimitou o seu conteúdo. É importante que o tema do seu blog seja algo que você domine, que te motive muito. Antes de qualquer coisa, faça um passeio virtual por outros blogs afins. Veja como trabalham, sua constância de postagens etc.

  2. Leia muito sobre SEO (Search Engine Optimization). Aprenda como otimizar o seu blog, como fazê-lo conhecido além do seu círculo de amigos. Sugiro a leitura de: Seo Marketing, e Marketing de Busca Se você lê em espanhol, sugiro o blogueiro que sigo (que é muito completo): Ciudadano2.0 

  3. Faça trabalho de SEO desde o primeiro dia.

  4. Não esqueça de criar um perfil em Gravatar, é essencial que os leitores possam ver uma foto sua, e quando você faça comentários em outros blog’s que apareça a sua imagem, não aquele quadrinho horrível sem foto.

  5. Visite outros blogs. É importante saber o que está passando fora do seu mundo. Conhecer o mundo de outros, o que pensam e como os transformam seus pensamentos em palavras, fará com que você se expanda como pessoa. Além disso é ótimo contar com o apoio de outros que já percorreram o longo caminho que você recém está trilhando.

  6. Se organize. Esse para mim está sendo o mais complicado, no entanto, estou no processo. Organize o seu fluxo de post; faça um calendário de publicação na sua agenda. Assim, você pode ter uma ou duas semanas antecipadas de post já agendados e não estar sempre correndo para subir algo.

  7. Desfrute em ser um blogueiro: o blog é uma ponte que lhe conectará com o mundo de outros e isso é um privilégio. Desfrute do que faça. Construa amizades. Cresça. Na verdade, aprendemos sempre mais do que podemos ensinar e isso é maravilhoso.

Bem, é isso! Espero que tenha servido de algo. Um grande abraço e aqui estarei para bater um papo quando você quiser. 😉

Gostaria de convidar aos colegas abaixo para realizarem esta pequena tarefa:
Faça um post explicando por que você começou a blogar e dê algumas dicas;
Nomeie blogs de seus colegas blogueiros;
Comente nos blogs deles para que saibam que foram nomeados.

E os indicados para responder essa Tag são:

Dafne Antunes: do Blog Doce Arte

Georgia Moreira: Blog As Crônicas de Georgia

Manuel Simarro: Blog do Manuel Simarro

Lenita Navarro: Blog Le Travel Blog

Anúncios

11 comentários sobre “TAG Bloggers Recognition Award

  1. A mi me paso lo contrario, a mi me gusta escribir. Leer pues no tanto, sin embargo en los blog leo y comento lo de los demás. Trato de insertarme en su realidad. Hasta este año le he dado duro a escribir, casi un vicio. No se que tal lo hago si. Escribo desde hace 18 años, con lapsos de pausa porque consideraba que ahondar en lugares que me hacían caer en depresiones no sanas. Aparte porque no todos los que conocemos en nuestra vida diaria aprecian lo que uno escribe. Son buenos para los juicios. Como este chaval tiene problemas, o algo así. Como vos me sorprende de la comunidad que existe en torno a los blogspot por temas comunes. En fin saludos que estés bien y felicidades.

    Curtido por 1 pessoa

    • Gracias por tu comentario. Me gusta como escribes, principalmente como describes los momentos, es muy expresivo y consigo ver lo que describes y sentir tus sensaciones. Así que adelante! Ah! Qué bien, entiendes el portugués, eso me alegra mucha. Fuerte abrazo.

      Curtir

      • Lo machacamos, yo antes quería estudiar en Brasil una maestría. Sueño truncado. Puedo leerlo hablarlo no, algunas cosas pero no tanto. Tendría que estudiarlo nuevamente. Gracias por el comentario, vos que haces en España? De Brasil sos?

        Curtido por 1 pessoa

      • Vaya, es mucho yo voy gateando por estos hangares. Espero levantar vuelo, pero ya menos que antes. Ahí veremos. Un gusto conocerte ahí pediré asesoría en temas de libertad y planes de vuelo. Saludos Yubran

        Curtir

  2. Adorei as dicas! Eu, assim como você, entrei há pouco tempo nesse mundo de blog. Meu intuito é divulgar meu aprofundamento na fotografia.
    Seguirei suas dicas de divulgação. Obrigado! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s