Você é ponto de partida ou ponto final? Sete características.

 Peter H. Reynolds
Foto de arquivo: Claudine Bernardes

Ponto de partida

Sou um ponto de partida
desde onde as pessoas alçam voo,
decolam.

Quando alcançam altura,
olham para baixo e ali estou
um ponto… um simples ponto.
Um ponto de partida

Talvez se esqueçam de mim,
talvez nunca regressem.
Entretanto,
o que sou jamais deixarei de ser:
seu ponto de partida.

Há também os que regressam,
porque para eles,
além de ponto de partida
sou uma parada de descanso.
(Claudine Bernardes)

Peter H. Reinolds
Foto da Capa

Se você não puder ler todo o meu post, ao menos veja o vídeo do livro infantil “O Ponto” (Peter H. Reynolds) que me inspirou a escrevê-lo. Está abaixo.

Você é ponto de partida ou ponto final?

Saber a resposta para esta pergunta é essencial para melhorar o seu relacionamento com os demais. Mas, que história é essa de ponto de partida e ponto final? Bem, desde pequenos nos encontramos com pessoas que de alguma maneira foram um ponto de partida, que nos ajudaram a iniciar algo, inclusive, a ser o que hoje somos. Pense neles! Para algumas pessoas os pais foram seus primeiros “ponto de partida”: animando a aprender algo, a iniciar um projeto, ou alentando quando estão a ponto de desistir. Também estão nossos professores, que compartilharam conosco seu conhecimento, e plantaram dentro de nós as sementes do conhecimento, de projetos e sonhos. É possível, inclusive, que estas sementes tenham germinado e hoje são belas árvores frutíferas que alimentam outras pessoas. Há muitas pessoas que para mim foram um ponto de partida e algumas se transformaram em uma parada de descanso.

O que tinham essas pessoas de especial que as tornaram um “Ponto de Partida”? Deixarei 7 características que pude encontrar. As pessoas “Ponto de Partida”…

  1. Plantam sementes: O ponto de partida é um princípio de algo. Por essa razão, uma pessoa “Ponto de Partida”, é alguém que ajuda a outros a encontrar seu potencial. Para isso, plantam uma semente, o que é o mesmo que uma ideia ou uma palabra de ânimo. Ajudam a despertar talentos que estavam dormidos, ou inclusive que não existiam, porém com trabalho e tendo alguém que nos anime, esses talentos vão surgindo, crescendo e consolidando-se. Você já ajudou a alguém encontrar seu potencial?

  2. Transmitem conhecimento: Uma pessoa “Ponto de Partida” ama transmitir conhecimento ou experiências, é um “mestre da vida”. Quando compartilham conhecimento não o fazem desde um pedestal, não erguem barreiras e tampouco são impessoais. Porque para uma pessoa “Ponto de Partida”, cada ser humano que passa pelas suas mãos é único; não vê uma pessoa problemática como um problema, mas sim como uma resposta ao seu crescimento. Você compartilha o que sabe com outros?

  3. Amam o que fazem: O amor sempre é o motor que impulsa a uma pessoa “Ponto de Partida”. Quando não há amor, as frustrações o farão desistir de alentar a outros. Você ama o que faz?

  4. Não esperam reconhecimento: Penso que sempre devemos reconhecer as pessoas que nos ajudam, porém nem sempre isso ocorrerá. A pessoa “Ponto de Partida” sabe disso, por essa razão planta árvores sem esperar comer do fruto. Para ela o importante é coloborar para que haja frutos, ainda que seja para alimentar a outros. São aqueles professores que apesar de ganhar um ínfimo salário, dão o melhor de si; não têm medo de abrir-se e mostrar o que são. Você ajuda sem esperar algo em troca?

  5. Fazem críticas construtivas: Realmente creio que devemos dizer o que pensamos, porém devemos fazê-lo tendo como base o amor. Uma pessoa “Ponto de Partida” sabe que fazer críticas é importante para ajudar outras pessoas a crescerem; no entanto, também sabe que suas palavras podem matar o sonho de outras pessoas. Por essa razão, escolhe a palavra e o sentimento apropriado para dizer algo; porque suas críticas edificam pontes entre as pessoas e seus sonhos. São um alento nos momentos de dificuldade, uma palavra de partida num momento de branco criativo e principalmente um : “Faça melhor da próxima vez, porque sei que você pode!” Como as pessoas reagem as suas críticas?

  6. São buscadas para dar conselho: Há pessoas que adoram dar conselhos, estão apaixonadas pelo som da própria voz. São os especilistas em “de tudo um pouco”, que pensam que sua ideia é única e que a sua resposta é sempre a verdadeira; a única opção. Porém, uma pessoa “Ponto de Partida” não pensa assim, por essa razão, outros a buscam. Ela não necessita pendurar no pescoço um cartaz de “dou conselho grátis”, porque os demais sabem que quando necessitem ela estará ali. Outras pessoas buscam os seus conselhos?

  7. São Multiplicadoras: Isso mesmo! Uma pessoa “Ponto de Partida” gera outras pessoas “Ponto de Partida”. Seu impacto é tão positivo em outras pessoas que gera nelas o desejo de também serem pontos de partida. Esse é o ápice, a coroação e a prova do seu sucesso: conseguir transmitir o legado de ser um “Ponto de Partida”. Você está transmitindo o seu legado?

Agora gostaria que você meditasse nesses sete pontos e com sinceridade refletisse se você está sendo um ponto de partida, ou se suas críticas estão servindo de ponto final aos sonhos de outros.

Para terminar gostaria de compartilhar com você o vídeo do livro infantil que inspirou esse post. Se chama “O Ponto” (Peter H. Reynolds). Não termine de ler essa publicação sem ver esse vídeo, é realmente inspirador.

Lembre-se  que “A Caixa de Imaginação” é um canal aberto, por isso nos alegra receber seus comentários e contar com a sua participação. Também, gostaríamos de perdir-lhe que compartilhe com seus amigos esse post, dessa forma você poderá ajudar a outras pessoas. (Pincha para leer el texto en español: Punto de partida)

Anúncios

11 comentários sobre “Você é ponto de partida ou ponto final? Sete características.

  1. Inspirador demais o seu post e esse vídeo, vou anotar todos os pontos listados por você, me identifiquei com muitos, mas sei que posso trabalhar nos outros me tornar um ponto de partida pras outras pessoas.
    Incrível o post.
    ;*

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tentei ontem comentar esse post umas três vezes. Mas meu cel tava com raiva de mim, só pode. Inspiradores, texto e vídeo. Persuadem para o que é bom. Senti verdade na relação fala/pratica. Parabéns por esses textos lindos. Ótimo fim de semana.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Waldir. Quando encontrei esse conto infantil, me apaixonei pela mensagem e por isso resolvi fazer o post. Tenho por regra só escrever sobre aquilo que de alguma forma experimentei. Outro dia resolvi colocá-lo em prática, preparei uma oficina sobre criatividade (intitulei de Abrindo a Caixa da Imaginação) para um grupo de jovens. Dei uma pequena pincelada sobre escritura criativa, composição de textos, fotografia e desenho… como trabalho final montamos uma exposição e venda dos quadros. O dinheiro que arrecadamos doamos para ajuda humanitária em Síria. Uma adolescentes, depois disso perdeu o medo de expor o que escrevia e apresentou um texto para um concurso de contos sobre violência de gênero e ganhou o concurso. Quando me enviaram a foto dela recebendo o prêmio me senti tão feliz, percebi que por fim estava sendo um ponto de partida. É maravilhoso viver algo assim 😉

      Curtido por 1 pessoa

      • Só agora arrumei um tempinho para recomentar (perdoe se a estiver incomodando). Fiquei muito feliz por por esse relato. É algo que me deixa orgulhoso. E vou além, seu espaço aqui na web também tem sido de ponto de partida. Depois de ler você, me deu vontade de dar uma maneirada no meu tom crítico e falar com mais otimismo, tocar alguém com as fagulhas com que você tem tocado aos que te leem. Abraço, e muito sucesso. Ansioso por tempo para ler seus textos anteriores e os posteriores que surgirem. 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      • Que alegria! Puxa, me deixa tão feliz saber que de algum a forma meus textos ajudem a outros. Waldir, com os anos aprendi que posso dizer qualquer coisa, e fazer a crítica mais forte se envolvo minhas palavras com amor 😉 Ah! E para nada estás incomodando, amo interagir com outros blogueiros, sempre aprendo coisas novas e isso me motiva muito. Um forte abraço e fica na paz.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s