(Para leer el texto en español pincha en: Naranjos, naranjas y flor de azahar)
Laranjais
Algo me une aos laranjais, como um amor antigo e forte; a reminiscência de um passado bem passado. Agora que voo entre eles, com o forte cheiro da flor de azahar inundando meus sentidos, posso pensar con clareza. É verdade, existe algo mais entre os laranjais e eu.
A memória é a minha máquina do tempo, e através dela regresso à minha infância, quando ainda vivia no meu outro mundo. Fazia calor, era natal, e como todos os anos, nos reuníamos na casa do meu avô. As árvores frutíferas ainda habitavam os jardins, onde duas árvores de laranjas se erguiam como gigantes. Uma delas nos dava uma fruta suave e doce, e da outra nascia uma fruta tão azeda como limão, e esta era a minha preferida.
Enquanto os adultos preparavam a comida e trocavam informação sobre a vida dos vizinhos, meu avô nos havia dado a importante de missão de colher as laranjas e preparar suco para toda a família. Na hora de comer, montávamos a mesa debaixo da grande laranjeira doce, onde toda a família reunida comia e conversava alegremente.
Os anos passaram, meu avô morreu, as laranjeiras foram cortadas e a família já não se reúne para festejar o natal como antes. Não, não te enganes, não digo isso com pena ou nostalgia, no sou do tipo melancólica. Na verdade minhas lembranças me alegram, no entanto hoje estou construindo novas lembranças.
Quando vim para Espanha, há 11 anos, minha adaptação não foi difícil. Creio que em parte, o que me fez amar essa terra seca e árida, como se fosse minha casa, foi a estar tão perto dos laranjais. Vivo em Castellón de la Plana, na Costa de Azahar, ou seja, a costa dos laranjais. 😉
Por onde quer que vá, em cada canto dessa bela província, encontro um mar de laranjais, e me sinto em casa, como na minha infância. É uma sensação incrível, indescritível.
Não transforme as suas lembranças em prisões que te impeçam de viver o presente.
Assim é como estão os laranjais na primavera:
Tirei esta foto quando ainda era inverno e época da colheita de laranjas:
Obrigada por passar uma vez mais por aqui. Até a próxima 😉
…que coisa mais linda esse seu texto…fiquei emocionada e relembrei muito da minha infância tbm…parabéns pela lindas e sábias palavras!
Ótima semana, beijos!
https://viciolicito.wordpress.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, me anima muito o teu comentário 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
…eu que agradeço por vc ter compartilhado um texto tão lindo…beijos!
CurtirCurtir