Resenha Filme: Cantinflas

(Para leer el texto en español pincha en: Reseña película Cantinflas)

reseña Cantinflas la caja de imaginación

Cantinflas e eu

Sou uma apaixonada pelos filmes de Cantinflas. Talvez você se pergunte: Como uma brasileira conheceu a Cantinflas? Tudo culpa do meu marido, que sempre foi uma amante dos filmes mexicanos. Quando conheci ao meu marido, conheci também a Cantinflas. Ele já tinha quase todos os filmes do comediante mexicano e me fez assistí-las com ele.

Películas filmes de cantinflas
Estas são apenas alguns filmes de Cantinflas que temos.

O Ator de um só personagem.

É interessante como um ator de um só personagem pode fazer tanto sucesso durante tantos anos, sem mudar de estilo e que ainda seja lembrado com tanto carinho. Mario Moreno era um ator muito divertido, que introduzia nos seus filmes muitos temas sociais. Seu estilo inconfundível lhe fez conquistar o povo mexicano e fazer sucesso fora de México também. O mundo o admirou pelo papel de Passepartout na super-produção A Volta ao Mundo em 80 dias. Mario Moreno emprestou muito de Cantinflas a Passepartout e o resultado foi um filme maravilhoso. Atrevo-me a dizer que  A Volta ao Mundo em 80 dias não seria o grande sucesso que foi sem a atuação de Mario Moreno como ator secundário (Secundário? na minha opinião ele era o ator principal pois destacava mais que o próprio David Niven – Phileas Fogg).

Cantinflas vuelta al mundo en 80 días

Cantinflas, o Filme – Uma obra de arte

O filme Cantinflas conta a história do ator Mexicano Mário Moreno e como este se converteu em Cantinflas, o personagem mais querido pelo povo mexicano e conhecido mundialmente. Por que gostei tanto do filme? Conhecendo a vida e obra e Mario Moreno, me pareceu genial contar a história de Cantinflas e Mario Moreno misturada com a história de como realizou-se a produção do filme A Volta ao Mundo em 80 dias.   O filme nos mostra como se formou o personagem Cantinflas com seu inconfundível humor carregado de aspectos linguísticos do linguajar mexicano, tanto na entonação, como no léxico e na sintaxe. Sua forma peculiar de falar ficou tão conhecida dentro dos países de língua espanhola que surgiu toda uma de novas palavras, como:  ser un cantinflas, cantinflear, cantinflada, cantinflesco o cantinflero.  Além disso, também vemos no filme muito sobre a vida pessoal de Mario Moreno, seu casamento com a atriz   Valentina Ivanova Zuvareff, os problemas conjugais e o desejo do casal em ter um filho próprio  (algo que nunca aconteceu).

A incrível atuação de Oscar Jaenada

O escolhido para dar vida a Cantinflas e Mario Moreno foi o ator espanhol   Óscar Jaenada. A escolha de um ator espanhol ao invés de um ator mexicano recebeu inicialmente uma forte crítica. O próprio Jaenada falou posteriormente sobre o tema:

  Em México questionaram a minha escolha desde o segundo dia, minha reação foi o silêncio e a minha resposta “Cantinflas”.

E que resposta, garoto! O resultado do trabalho de Oscar Jaenada foi um tapa na cara de muita gente. Sua interpretação foi tão, mas tão boa, que havia momentos em que eu me sentia completamente confundida. Não sabia se estava vendo a Jaenada ou Moreno, mas sem dúvida estava vendo a Cantinflas. Oscar conseguiu captar toda a essência, tanto de Moreno como de Cantinflas. Sua interpretação foi premiada com o Prêmio Platino ao Melhor Ator. Sua maneira de mover-se, de cantinflear, os olhares, gestos… uma palavra expressa o seu trabalho: INCRÍVEL.

Vamos ver um pouco do filme:

Espero que você tenha ficado com vontade de ver o filme. Eu já o assisti ao menos três vezes, e sei que meu marido me fará ver algumas vezes mais (hahahaha). Se já assistiu deixa aqui a sua opinião. Um grande abraço e até a próxima. 😉

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha Filme: Cantinflas

    • Oi Michelle. Estava afastada do blog. A verdade é que estou grávida, e nos tres primeiros meses tive intolerância às redes sociais. Pode acreditar? Coisa de outro mundo. Não podia nem ver facebook, instangran e até o blog, mas felizmente já passou. Darei uma olhadinha na indicação. Obrigada por lembrar de mim 😉

      Curtido por 1 pessoa

      • Que notícia maravilhosa, Claudine!! Parabéns!! Que Deus abençoe você e o bebê e que seja uma gestação segura e tranquila do começo ao fim!!! Quanto à intolerância…. Kkkkkkk Nunca tinha ouvido falar sobre essa sua! Rs bj

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s