Concursos literários: Participar ou não?

Uma opção interessante para novos escritores

escrever fora de casa
Foto de Arquivo: Claudine Bernardes

Quando comecei escrever meus primeiros textos, quase de imediato pensei que inscrever-me em concursos literários seria uma forma de conseguir publicar algo. Desde então foram muitos concursos. Inclusive escrevi um livro de poesia em poucos dias, com a ingênua ideia de “quem sabe” ganhar o concurso e os cinco mil euros que supunha o prêmio. Obvio que não ganhei! Participei de inúmeros concursos literários, todos em castelhano. Exatamente, a bela, porém complexa língua espanhola. Se já é difícil escrever bem utilizando a língua materna, imagine escrever em outro idioma. Uma loucura!

No entanto, devo confessar que não me arrependo. Aprendi muito, melhorei o meu estilo de escrita, ampliei meu dicionário e percebi que a minha “caixa de imaginação” é um poço sem fundo. Inclusive participei de concursos de contos infantis com ilustração própria, algo que jamais imaginei que podia fazer.

Por isso, se você está pensando em participar de algum concurso literário, siga adiante! É possível que, como eu, você nunca ganhe um prêmio, porém isso não importa. O que realmente importa é que você se expresse, que se deixe fluir e que cresça com cada palavra que escreva. Porque as palavras nos fazem crescer!

Abaixo deixo 4 links de páginas onde você pode encontrar concursos literários em português:

  1. Blog Concursos literários
  2. Concursos Literários.net
  3. Oficina de criação literária
  4. Casa das Rosas – Concursos literários

No entanto, se você domina o castelhano (língua espanhola) sugiro que conheça a página de Escritores.org. Na minha opinião é a página de concursos literários mais completa que existe. Além de listar inúmeros concursos literários de vários países, também oferece outros recursos interessantes para escritores, como: agentes literários, ferramentas de promoção para escritores, cursos, etc.

 Espero que este post tenha sido de ajuda. Lembre-se que “A Caixa de Imaginação” é um canal de comunicação bilateral. Será gratificante receber seus comentários e ideias.  Se gostou,  por favor, compartilhe.  (Post en Español)

Anúncios

5 comentários sobre “Concursos literários: Participar ou não?

  1. Ahahahaha…

    Preciso terminar rápido meu curso de alfabetização…
    Tô louco pra entrar num concurso desses, kkkkkkkk…

    Escrever me distrai, passa o tempo e – mais que tudo – me relaxa e me retira de turbilhões de pensamentos bastante não-recomendáveis e muito anti-sociais, kkkkkkk…

    Amansando os demônios, já se pode considerar um concurso literário vencido, né?

    Além do mais… ninguém iria gostar de ler as coisas pouco ortodoxas que eu escrevo…

    Abrax.

    Curtido por 1 pessoa

    • Escrever sempre é algo que trás benefícios. Os concursos nos ajudam a enfocar e criar estilo, e como você disse relaxar, tudo isso já é uma vitória. Há concurso bastante pouco ortodoxos, se você buscar encontrará.Além disso, o pouco ortodoxo está de moda :). Ânimo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s