(Para leer la entrada en Español pincha en: El desafío de enseñar la gratitud)

Um dia difícil
_ Mamãe, não gostei desse dia.
Seu olhar cansado e o corpo debilitado pela doença, eram testemunhas de que aquele realmente não havia sido um bom dia.
_ Meu amor, sei que hoje não foi um grande dia, mas até nos dias difíceis podemos encontrar coisas boas. Coisas pelas quais podemos estar agradecidos. Você não acha?
_ Não, mamãe. Hoje foi um dia horrível.
_ Meu amor, lembra das crianças que ficaram no hospital?
_ Sim, mamãe.
_ Essa noite elas não dormirão nas suas caminhas. Terão que passar toda a noite no hospital. E você, meu amor, onde passará a noite?
_ Em casa, mamãe, com você.
_ Talvez isso seja algo pelo qual estar agradecido. Você não acha?
Era às três da madrugada quando acordei para ver a temperatura do meu filho. Depois de ver que tudo estava bem, tentei voltar a dormir. Mas foi impossível. Pensei, então, que ler algo poderia me ajudar a conciliar o sono. Depois de buscar um pouco encontrei um post que se chamava Pote da gratidão, no blog “Amando o Hoje”.
A leitura foi como um bálsamo. Necessitava algo assim para levantar um pouco a minha moral. Estou passando por uns dias difíceis. Dias nos quais não conseguia sentir-me muito agradecida. No entanto, o texto da Michelle me fez refletir. Estamos sempre ensinando coisas aos nossos filhos como: ter empatia, tratar a todos com respeito, perdoar, estar agradecidos; entretanto quando somos nós que estamos no olho do furacão não encontramos muita disposição para pôr em prática os nossos próprios ensinamentos. Por essa razão resolvi exercitar a gratidão fazendo uma pequena lista de coisas pelas quais estou agradecida, ainda que hoje não seja o meu melhor dia:
Obrigada Deus …
- Porque apesar de estar tão longe do meu país, aqui também tenho pessoas que me amam e me ajudam quando passo por problemas.
- Pela saúde pública de Espanha, porque não tenho que esperar muito tempo para ser atendida. Pelos médicos e enfermeiras que atenderam o meu filho com tanta disposição.
- Porque apesar de estar tão debilitado, meu menino sempre mantém o sorriso e a vontade de melhorar.
- Porque as situações difíceis como esta me ensinam que posso seguir adiante apesar das dificuldades.
Não importa o que passe, sempre existe algo pelo qual podemos estar agradecidos.
E agora vou te mostrar o “Pote da gratidão” da Michelle (texto e fotografías extraídos do blog Amando o hoje):
A ideia é que a cada dia as crianças reflitam quanto ao que as faça feliz; algo pelo qual elas sejam gratas a Deus. Depois, elas devem escrever num papel o motivo da gratidão. A minha caçula não sabe escrever, então ela desenha no papel e eu “traduzo” atrás, conforme explicações que ela mesma me dá. Anotamos a data também, e inserimos os bilhetinhos nos seus respectivos potes.
Os bilhetinhos de gratidão não servirão para lembrar as crianças apenas naquele momento sobre o que as faz feliz, mas também podem servir como uma memória num dia qualquer em que estejam tristonhos, bem como ao final no ano, quando releremos um a um, recordando todas as bençãos ao longo do ano…
E para envolvê-los ainda mais nesse projeto, deixei que eles escolhessem os seus potes e os personalizassem, pintando e solando adesivos nos mesmos. Eu também aproveitei para fazer o meu. Afinal, eu também sou grata pelas diversas bençãos de Deus em minha (nossa) vida, e além disso as crianças aprendem muito mais por meio do exemplo. Mais até do que pelas ordens que lhes damos.
Espero que você tenha gostado do post de hoje. Estarei esperando os seus comentários. Obrigada por passar pela minha “A Caixa de Imaginação“.
Adorei a ideia do pote! Vou fazer! Gratidão!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou, Vanessa. Também quero fazer aqui em casa. 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lindo! Amei 💜
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade, quanto mais a gente agradece mais coisas boas acontecem. Venho praticando o hábito de ser grata e isso tem me proporcionado coisas incríveis. Se o dia foi bom, agradeço por assim ter sido; se for ruim, agradeço também porque me tornam mais forte.
Beijos e linda postagem . Tenha um bom dia 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom! Obrigada por passar por aqui, um grande abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
¡Una profunda y hermosa reflexión! Me alegra saber que ya todo pasó. Un abrazo 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
ótimo post! adorei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi William. Obrigada por passar por aqui.
CurtirCurtir