O legado de contar contos

(Para leer el texto en español pincha aquí)

conta contos, contação, crianças, a caixa de imaginação

Meu pequeno Conta Contos

Os contos, fantásticos (fadas) ou não, devem fazer parte da infância de toda criança. Já falei sobre isso antes, sobre a importância de contar contos aos nossos filhos, sobre o elo que criamos com eles, quando as palavras “Era-se uma vez…” voam da nossa boca aos seus ouvidos.

Agora pensemos: Quantos pais contam contos aos seus filhos?

Mas hoje quero contar-lhe sobre a linda experiência que viveu o meu filho quando ele se transformou em um conta-contos na sua sala de aula.

No colégio onde meu filho estuda, as professoras do último ano de infantil (jardim de infância no Brasil), tiveram uma excelente ideia:

Realizar uma sessão de conta-contos semanal.

“Ah, Claudine! Isso não é nenhuma novidade não. Que professora de jardim de infância não conta conto aos seus alunos?” 

Não, você não me entendeu! Não é a professora que conta os contos, são os alunos.  “Uma criança de 5 anos contanto contos?” Exatamente isso! Cada sexta-feira um dos alunos leva a “mala conta-contos” para casa. Com a ajuda dos pais a criança escolhe um conto que ainda não foi contato (na mala está pegada uma imagem de cada conto que já foi contado, e dentro dela há uma lista de contos já contados, com o nome do aluno que o contou). Os pais também devem ajudar a criança a ensaiar e a preparar os acessórios que utilizará para a sua apresentação (fantasia, fantoches, elementos que apareçam na historia etc).

A criança terá uma semana para preparar-se, já que na sexta-feira seguinte ela deverá levar para a aula a mala e a história e compartilhar o conto escolhido com os seus amiguinhos.

É lindo como cada criança espera com expectação o dia em que será a sua vez de ser o conta-contos. É um dia mágico para elas!

cuenta-cuentos-alejandro-9-blog

Quais são os benefícios para a criança que participa desse exercício?

  •      Eleva a sua auto-estima: porque ela e a sua história são centro de atenção do dia.
  • Aumenta a segurança: ser escutado e saber que pode falar diante de outros, além de ser positivo para a autoestima, aumentará a segurança da criança nas suas capacidades, já que aprenderá desde pequena a falar em público.
  • Ajuda a exercitar o seu vocabulário: O exercício da narrativa e de contar uma história de princípio ao final, ajudará a criança a por em prática novas palavras e expressões utilizadas no conto.

Que outros benefícios você indicaria?

Compartilhe com os seus filhos, alunos ou netos o lindo legado de contar contos! 

Obrigada por passar pela minha “caixa de imaginação“. Deixe um comentário e   compartilhe esse texto nas suas redes sociais. Até breve!

 

Anúncios

2 comentários sobre “O legado de contar contos

  1. Oi Claudine! Adorei sua caixa de imaginação!! Cheio de ideias interessantes para realizar com as crianças! Excelente material! Vou tentar adaptar ao meu estágio! Muito obrigada!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s