Crônica do meu primeiro encontro literário

(Para leer el texto en español pincha en : Corazones afines)

Corações afins

Entrei pela grande porta com vacilação. Geralmente lugares como aquele me fariam sentir bastante segura, como quando me escapava das amigas durante o recreio, e me escondia entre os livros. Caminhei timidamente pelo corredor folheando alguns livros, sem nem ao menos ler os títulos. Só necessitava sentir-me segura, e nisso aqueles meus amigos mudos sempre me ajudavam.  Subi pelas escadas, um pouco mais segura de mim (mas nem tanto) e saudei a única pessoa presente, um homem maduro, de sorriso largo que parecia ser o responsável pelo evento. Interessante que quando alguém não se sente seguro, ocupa sempre a última cadeira, ainda sabendo que depois se arrenderá.
_ Talvez seja melhor que você se sente mais na frente. – Me disse com simpatia o Homem do Sorriso Largo.  Devolvi o sorriso e sentei uma fila mais à frente. Minutos depois criei coragem e me trasladei à primeira fila. Não demorou muito para que chegassem os demais assistentes. Curioso que apesar de não conhecer nenhuma daquelas pessoas, compartíamos uma parte muito importante de nossas vidas, o amor pela literatura.
O Escritor convidado era um homem de pequena estatura, cabelos grisalhos e olhar gentil. Chegou sem fazer alarde e sentou-se humildemente, ao lado do Homem de Sorriso Largo. Depois de poucos minutos, e de que se lesse seu extenso curriculum, o Escritor começou a falar.
Creio que não somente eu, mas também os demais participantes, esperávamos que o Escritor nos falasse sobre o seu livro, que tratava de um tema muito interessante.
Mas não foi assim, ele decidiu contar-nos como se havia apaixonado pela literatura. Sou uma amante da história alheia, assim que o seu relato foi um presente para mim. Tudo havia começado em Paris, durante os últimos anos da década dos 60, enquanto ele estudava medicina. Da medicina à literatura foi um salto inevitável, se “enamoró” e resolveu viver entre livros, escritos e escritores. Ali escutando esse homem grisalho, percebi que observando com atenção, podemos crescer com as experiências de outros.   Principalmente quando somos corações afins.

  • HOMEM DO SORRISO LARGO: Victor Vazquez Bayarri  (escritor, cantor e compositor)
  • ESCRITOR: Ricardo LLopesa, escritor Nicaraguense, pesquisador, diretor do Instituto de Estudos Modernistas e membro da Academia Nicaraguense da Língua.

    Encuentro literario 1
    À esquerda o Escritor (Ricardo Llopesa), à direita o Homem do Sorriso Largo (Victor Vázquez Bayarri).

 

Depois de ter contado minha experiência em prosa, gostaria que você conhecesse alguns dados importantes sobre esse dia:

Evento: Racó de la Cultura i de l’Art d’Adall. (Lugar da cultura e da Arte de Adall). “Manual do escritor de Contos” (título original: Manual del escritor de cuentos).

Organizado pela Associação Adall Castellón. 

Lugar e data: 30/11/2015, Livraria Babel – Castellón de la Plana.

Antes de terminar o evento Victor cantou e tocou uma música de sua autoria. Era uma bela canção cantada em francês e castelhano, e a sua interpretação me deixou emocionada.

Victor Vázquez Bayarri a caixa de imaginação
Victor Vázquez Bayarri.

 

E claro que para terminar, não poderia deixar de tirar uma foto com os protagonistas da minha história:

Ricardo Llopesa, Claudine Bernardes e Victor Vázquez.

Te animo a participar de eventos como este. Em todos os lugares podemos encontrar associações de escritores, onde pessoas com corações afins podem compartilhar experiências, aprender e crescer juntas.

Um grande abraço e obrigada por visitar minha “Caixa de Imaginação”. 😉

Anúncios

3 comentários sobre “Crônica do meu primeiro encontro literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s