(Para leer el texto en Español pincha en: ¿Te atreves a salir de las 4 paredes?)

Meu segundo lar
Meu coração batia a um ritmo acelerado, enquanto pensava: “Já não tenho idade para essas aventuras. Mas que besteira estou dizendo? Deve estar faltando oxigênio no meu cérebro.”
O caminho era íngreme, cheio de pedras e embora eu pedalasse com dificuldade, também o fazia com insistência. “Não penso desistir”. Logo cheguei no meu destino. A grande pedra ao lado do caminho, rodeada de espinhos e com cheiro de orégano, era o meu lugar favorito para descansar. Sentei na superfície dura e fria, com o ar úmido que corria entre as montanhas e refrescava o meu corpo ainda quente em razão do esforço físico.
O canto dos pássaros era afogado pelo ruído produzido por uma máquina que perfurava as pedras, fazendo surcos e deixando cicatrizes naquele pedaço de paraíso. Meu pequeno paraíso, meu segundo lar. Não pensava assim quando olhei pela primeira vez aquelas montanhas. Pareciam tão áridas, pedregosas e secas… no entanto, já não sou a mesma. Meus olhos mudaram e meus sentimentos também. Agora, essas montanhas fazem parte de mim.
Quando o dia parece cinza e triste, me basta observá-las de longe, e um sorriso nasce no meu rosto.
Hoje te proponho algo novo, um desafio: Escrever fora das quatro paredes.
Tenho um processo criativo bastante desordenado, por isso escrevo muitas coisas ao mesmo tempo. Minhas idéias ou inspirações costumam surgir em qualquer lugar. Sempre digo que as palavras me perseguem. Quando surge alguma idéia, tenho que anotá-la em seguida (não quero que escape) Por isso, sempre levo comigo um caderno de notas. Só depois de ter pensado muito sobre o tema, e de que esteja bastante estruturado na minha cabeça, me sento para escrever.
Pois hoje, meu desafio foi levar a minha mesa de escritório para a rua (ou melhor, para a montanha). Trabalhei sentindo a fragrância do orégano e escutando o cântico dos pássaros (interrompida por momentos pelo ruído da perfuradora 🙂 )
Por que resolvi fazer isso?
Creio que sair das quatro paredes abre a nossa visão, nos permite ver tudo com mais amplidão. Se trata de escrever reagindo ao movimento do mundo que nos rodeia. Não estaremos somente descrevendo o que imaginamos. Escrevemos o que vemos, escutamos, sentimos, tocamos e cheiramos.
Aceitas entrar nessa viagem comigo?
O desafio que proponho é de que saias do teu lugar de conforto. Que escrevas intercambiando o que sentes por dentro com o que recebas de fora, misturando tudo e gerando algo diferente. Para isso deves experimentar os teus cinco sentidos e até um pouco do sexto.
Não importa sobre o que escrevas. Tudo o que escrevemos pode entrar nesse processo: poesia, contos, moda, crítica social, tudo é válido.
1. ESCUTA: escuta o que passa ao teu redor y descreva-lo. O tom das palavras que revelam sentimentos, desejos ou guardam segredos. O ruído da rua, das pessoas caminhando, os falatórios etc.
2. OBSERVA: as pessoas, como caminham, se movem ao falar e interagir com outros, como observam outras pessoas. Que captas delas? Como as les? Que estarão pensando? Quais sãos os seus medos, desejos, preocupações?
3. Cheira: todo lugar e toda pessoa tem um aroma próprio e peculiar. Sinta-lo, decifra-lo, tranforma-lo em palavras. .
4. TOCA: Sinta a textura dos objetos que estão ao teu redor, inclusive das pessoas (se podes, é claro, cuidado para que não pensem que és um (a) louco (a) heheheh).
5. SABOREIA: Que sabor tem esse momento?
6. UTILIZA O INSTINTO: O que sentes? O que imaginas que passará? Utiliza a imaginação.
Agora compartilho contigo algumas fotografias do meu segundo lar:

Se aceitas o desafio, publica o teu texto no Facebook, blog ou onde queiras. Depois avisa-me, será um prazer ler-te. Obrigada pela companhia e por ler a minha Caixa de Imaginação. Espero receber os teus comentários. Até breve 😉
[…] (Para ler o texto em Português clica em: Te atreves a sair das 4 paredes?) […]
CurtirCurtir
Gostei muito do texto das 4 paredes!! eu sou mexicana, estudo português, mas só sei o básico, peço desculpas pela ortografia.
Vou tentar de fazer isso, é muito bom sair para escrever novos posts que falem de ambiente novo e que melhor se isso é fora. Muito Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que você estuda português. Não se desculpe, você escreveu tudo muito bem. A quanto tempo estuda português? Já fez alguma prova para avaliar o te nível? Adorei receber a sua visita. Obrigada pelo comentário. Um grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito Obrigada(:
Só 7 meses, são 6 niveles e estou no numero 2. Acho que vou fazer alguma prova até nivel 4-5. Agora é momento de praticar muito!
Abraço de volta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se necessita de modelo de provas, tenho várias. Tanto do instituo Camões quanto do Brasil. É que sou professora particular. Só me avisa que eu te mando. 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mutio Obrigada Claudine(: !
Eu acho que sim, se você me faz favor eu vou agradecer muito, será bom estudar desde cedo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] https://acaixadeimaginacao.com/2015/12/07/te-atreves-a-sair-das-4-paredes/ […]
CurtirCurtir