Tudo pronto, só falta escrever: eu dou um empurrãozinho

(Para leer el texto en Español pincha en: Todo listo, solo falta escribir)

Concursos literários
Foto de Arquivo: Claudine Bernardes

Novo documento

Folha em branco.

Fonte Arial.

Tamanho 12.

Parágrafo centralizado.

Espaçamento 1,5.

Café feito.

Música de fundo.

Tudo pronto, só falta

Escrever.

(Ivan Cardoso – Blog Contos do Cardoso)

As vezes a primeira frase é a parte mais difícil.

 

Assim é, as vezes a primeira frase é a parte mais difícil no ato de escrever. Quando tudo trava, quando a idéia não vem, então podemos recorrer a outras coisas que nos podem ajudar. Durante o tempo que estou por aqui encontrei muitos blog’s legais, com recursos para ajudar aos que desejam escrever. Assim que hoje a dica não vem de mim, vem deles, dos meus companheiros de blogsfera.

1 – Desafios:

Alguns blogs lançam desafios interessantes que são um ótimo ponto de partida para começar a escrever. Eles lançam o tema e o participante, obedecendo as regras, deve escrever o texto. Geralmente são microcontos, o que facilita as coisas.

Blog do Palhão

No ano passado o  blog do Lucas Palhão lançou a quarta-feira criativa. Foi bastante interessante, porque no final das semanas em que durou o desafio, o Lucas preparou um e-book com os textos participantes (Clica aqui para ver o livro).  Esse ano o Lucas preparou a Segunda Temporada da Quarta-Feira Criativa . Dá uma olhadinha no Blog do Palhão e tenho certeza que te animarás a participar.

Se você conhece outro projeto parecido, comente para eu colocá-lo aqui.

 

2 – Grupo de Criação Literária

O Blog Portal da Escritura, está criando um Grupo de Criação Literária, para estimular e aprender sobre a escritura. Talvez te interesse conhecer um pouco sobre essa proposta.

3 – Concursos literários

Os concursos literários podem ajudar muito na hora de exercitar a escritura. Recebes um tema, segues umas normas, e deves escrever dentro de um prazo, o que pode ser de grande ajuda. Eu já participei de vários, conforme expliquei em outro post (Concursos literários: Participar ou não?). Te aconselho a dar uma olhada nos sites e blogs que enumero abaixo. Neles tu podes encontrar vários concursos e escolher entre todos os que se adaptam ao teu estilo e necessidade.

  1. Blog Concursos literários
  2. Concursos Literários.net
  3. Oficina de criação literária
  4. Casa das Rosas – Concursos literários

 

4 – Dicas para escrever melhor

No Site Ficção em tópicos, tu podes encontrar um listado de dicas, na verdade são 50, isso mesmo CINQUENTA Dicas para escrever melhor.

O Site Info Escola também nos deixa outras 1o dicas bastante interessantes.


 

Espero que  o post de hoje tenha sido de ajuda. Se conheces outros blogs ou sites que poderiam ser incluídos no post, deixe um comentário que os incluirei. Compartilhe o texto entre os teus contatos e redes sociais. Isso me ajudará muito. Lembre-se que “A Caixa de Imaginação” é um instrumento de comunicação bilateral, será um prazer contar contigo. Um grande abraço

25 comentários sobre “Tudo pronto, só falta escrever: eu dou um empurrãozinho

  1. Muito bom! Uma ajuda e tanto! Às vezes nos bate um branco, um vácuo onde paira a dúvida “o que devo/ posso escrever?”.
    Mas a partir deste post já nos dá um ideia de por onde começar.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário