Oficinas, Sem categoria

Oficinas de vivências através de contos – Contoexpressão

Conforme anunciei nos últimos posts, durante os meses de Julho e Agosto de 2018 estarei no Brasil. Recebo muitos emails perguntando se realizo cursos ou oficinas. Hoje compartilho com vocês as oficinas que estarão disponíveis para esta viagem. Se você tem conhecimento de alguma organização (Escola, Associação, Empresa, ou grupo de pessoas) que pos estar interessada em alguma oficina, passe este material. Se você deseja mais informação sobre as oficinas não duvide em escrever-me.

Oficina para pais 1

O que é uma oficina de vivência através de contos?

Em uma oficina de vivência através de contos, convidamos os participantes a experimentar as histórias de forma sensorial. As oficinas possuem um objetivo didático e por essa razão, tanto os contos, quanto a técnica aplicada e material de apoio selecionados, ajudam a alcançar estes objetivos. As atividades realizadas convidam os participantes a olhar dentro de si, fazendo uma introspeção profunda, que os ajudará a analisar as suas condutas e sentimentos, e produzir uma mudança positiva de pensamento e comportamento.

Por que através de contos?

A alma humana tem uma necessidade inextinguível de que a sustância dos contos flua através de suas veias; assim como o corpo necessita ter substâncias nutritivas que circulam através dele.”  (Rudolf Steiner)

Quando escutamos falar sobre contos imediatamente o associamos à infância, inclusive nos produz lembranças felizes. É verdade! Os contos são elementos essenciais durante a infância, porém sua importância não deveria diminuir durante a adolescência ou a vida adulta. Os contos carregam a essência humana, nossa estrutura vital: um princípio, um processo de desenvolvimento e um fim, portanto as oficinas que realizaremos se dirigem às necessidades emocionais, tanto de crianças, como adolescentes e adultos.

Os contos, através de suas metáforas e simbolismos, alcançam nosso inconsciente, já que conseguem esquivar as barreiras criadas pela razão; e uma vez ali, despertam o conhecimento ou plantam sementes para o futuro. Dotar a mente de simbolismo é altamente importante, já que 80% das nossas decisões são tomadas pelo inconsciente. Por este motivo, os contos servem como instrumento perfeito para educar as emoções, ensinar valores, animar, fortalecer a resiliência, a autoestima etc.

Conteúdo

Flexível de acordo às necessidades da entidade ou grupo ao qual vai dirigido.

A vida é um maravilhoso conto de fadas. Hans Christian Andersen

Esclarecimento: Essa proposta contém diferentes tipos de oficinas, com objetivos diversos, porém em todas trabalharemos e fomentaremos aspectos da educação emocional, tanto em crianças, como adolescentes ou adultos.

Oficina 1: Educação Emocional com Carlota

É importante criar um ambiente que ajude a criança a falar dos seus sentimentos com liberdade. Um lugar para experimentar, onde possa aprender a identificar o sentimentos próprios e alheios, além de receber ferramentas que lhe ajude a expressar e administrar esses sentimentos de forma adequada.

Com base no conto “Carlota não quer falar”, desenvolvemos uma oficina de emoções, utilizando metáforas, brincadeiras, atividades e o Ludo das Emoções, com o fim de introduzir as crianças no belo mundo da educação emocional.

Objetivo: Identificar os sentimentos, exercitar a empatia e aprender a expressar e administrar as emoções de forma adequada.

Público: Crianças desde los 3 a los 10 anos.

Tempo de duração: 1h a 1h30 (de acordo com a idade das crianças)


Oficina 2: Contos e metáforas para empoderar as famílias.

Se trata de uma oficina muito emotiva, onde os adultos se conectam com a sua criança interior. Através de contos e metáforas, convidamos os pais a refletir sobre os desafios que enfrentam diariamente, e que muitas vezes acabam debilitando a sua autoestima. Os participantes farão uma auto-avaliação das suas condutas e caráter, para identificar as suas fortalezas e debilidades, com o fim de aprender a administrar as próprias emoções e assim, juntamente com os seus filhos, conseguir uma melhor qualidade de vida.

Também receberão diversas ferramentas para conectar com seus filhos em situações críticas, sem provocar-lhes feridas emocionais.

Ao terminar a oficina os pais se sentirão com as forças renovadas e animados a utilizar as técnicas ensinadas para educar os seus filhos de forma amável e consciente. Também reconhecerão os contos como ferramenta idônea para conectar-se emocionalmente com os seus filhos e compartilhar com eles os valores familiares.

Objetivo: Fortalecer a autoestima dos pais, dotando-lhes de ferramentas práticas para uma educação amável através de contos e metáforas.

Público: Pais, mães e outros familiares que participam na criação e educação das crianças (preparamos esta oficina em uma versão especial para pais e mães de crianças com TDAH)

Tempo de duração: 1h30min – 2h.


Oficina 3: Pais e filhos conectados através de contos.

Primera parte:

Pais e filhos participam de uma vivência através do conto “Carlota não quer falar”, onde serão guiados a compreender a importância de expressar e administrar as emoções de forma apropriada.

Segunda parte:

  • Crianças: Através de materiais preparados pela autora, as crianças realizarão atividades e jogos para reconhecer os sentimentos e exercitar o uso de ferramentas de gestão das emoções. Além disso conhecerão e jogarão ao Ludo das Emoções. Será uma atividade lúdica e divertida, para que a experiência seja inesquecível para as crianças.

  • Pais: Empoderamento familiar através dos contos. Criar os filhos supõe um desafio diário, principalmente em situações críticas, quando as emoções tanto dos filhos como pais encontram-se transbordando. Para não provocar feridas emocionais nas crianças, é importante atuar de forma equilibrada. Nesta oficina os participantes receberão ferramentas para: 1. Aprender a gerir as próprias emoções; 2. utilizar e criar histórias para conectar com os filhos em situações difíceis; 3. Transformar a mente da criança num terreno fértil; 4. utilizar o método socrático para que a criança tenha uma mente crítica e positiva.

Objetivo: Crianças: Identificar os sentimentos alheios e próprios. Exercitar a empatia. Aprender a expressar adequadamente os sentimentos e saber como administrá-los. Pais: Fortalecer a autoestima de pais e mães. Dotá-los de ferramentas para uma educação amável através dos métodos utilizados na contoterapia.

Público: Crianças a partir de 3 anos; pais e outros familiares que ajudam na educação.

Tempo de Duração: 1h30 – 2h


Oficina 4 “Encantadores de alunos”

Cada vez mais conectados às novas tecnologias e sobre-estimulados pela quantidade de informação que recebem diariamente, as crianças atuais sofreram uma grande mudança na forma como reagem aos estímulos educativos. Por isso, o educador atual necessita manejar ferramentas que possam ajudá-lo no cumprimento da sua missão. Através desta oficina os professores aprenderão a utilizar os contos, metáforas e histórias para transformar a vida dos seus alunos:

  1. Conectando-se emocionalmente com os alunos através de contos;

  2. Contos em todas as matérias? Por que não?

  3. Como atuam as metáforas e como utilizar a metáfora terapêutica.

  4. O método socrático na contoterapia;

  5. Análise simbólico dos contos;

  6. Educação Emocional através de contos;

  7. O poderoso inconsciente e a plasticidade cerebral: Como utilizar os últimos descobrimento científicos na educação através de contos.

  8. Surpreendendo os alunos: As técnicas da contoterapia aplicadas além dos contos; para encantar os alunos e atuar em circunstâncias críticas.

Além disso, os assistentes participarão de uma vivência através do conto interativo “Carlota não quer falar” e conhecerão o Projeto Educação Emocional com Carlota. Também poderão receber o Projeto gratuitamente em pdf por e-mail.

Se você deseja ser escutado pelos seus alunos, fale aos seus corações e ainda que passem os anos as suas palavras ressoarão neles e através deles.” (Claudine Bernardes)

Objetivo: Dotar os professores de diversas ferramentas para que desenvolvam o seu trabalho educativo de forma criativa, através de contos e das técnicas utilizadas na contoexpressão.

Tempo de duração: 1 sessão de 2 horas (mais resumido) ou 2 sessões de 1h30min.

Público: Professores e outros profissionais que intervêm na educação.  


Oficinas para público variado:

6. Sonhos ou castelos no ar?

Nossos sonhos estão custodiados por gigantes. Para poder alcançar nossos sonhos, devemos conhecer e vencer estes gigantes.”

Os sonhos são os combustíveis que fazem que a vida siga o seu caminho. Porém, quando o tempo passa e eles não se fazem realidade, sentimos que os nossos sonhos são como castelos no ar, e por isso nos sentimos frustrados. Através desta oficina ajudaremos os participantes a identificar aqueles sonhos que podem ser realizados; também daremos nome aos gigantes que custodiam estes sonhos, os conheceremos mais a fundo para poder vencê-los. Geralmente estes gigantes são condutas ou sentimentos que nos impossibilitam avançar. Finalmente, através da criatividade, buscaremos os pequenos e grandes passos que necessitamos dar, para começar a mover-nos em direção ao nosso objetivo. Se trata de uma oficina prática, onde os participantes receberão motivação e ferramentas para dar os primeiros passos ao encontro daquilo que desejam.

Se você já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora, dê-lhes alicerces. (Henry David Thoreau)

Objetivos: Identificar os sonhos; identificar as fortalezas e debilidades; fomentar a criatividade, descobrir os passos para alcançar os sonhos e as ferramentas de ajuda e motivação.

Público: Adolescentes; adultos; grupos de toxicômanos; empresários; grupos de pessoas buscando mudanças na vida; etc.

Tempo de duração: 1h30m – 2h


7. Para dias nublados, guarda-chuva colorido.

Administração da ira e fomento do otimismo. Através de contos e diversas atividades, os participantes compreenderão como atua a ira, o que passa quando sucumbimos ao seu poder e como utilizar ferramentas de gestão dos sentimentos, para evitar danos emocionais, tanto próprios como alheios. Também utilizaremos jogos de dramatização para exercitar a empatia e experimentar os sentimentos desde um lugar seguro. Para completar a experiência, os participantes receberão ferramentas para fomentar o otimismo e alcançar um estilo de vida mais equilibrado e feliz.

Objetivo: Compreender e gerir a raiva e a frustração. Aprender a viver de forma mais otimista.

Público: Crianças (7-12 anos), adolescentes, adultos, grupo de toxicômanos, associação de pais, empresários, trabalhadores de empresas etc.

Tempo de duração: 1h ou 2h (Em função do público ao qual vai dirigido)


8. Um mundo de emoções.

Educar a mente sem educar o coração não é educação. (Aristóteles)

Não existem emoções boas ou más, na verdade elas são agradáveis ou desagradáveis. Para ter uma vida equilibrada, devemos conhecê-las, experimentá-las e escolher aquelas que fomentarão o nosso crescimento pessoal. Porém, as vezes não é tão fácil reconhecer as emoções no mesmo momento em que as vivemos, ou os sentimentos que outros estão experimentando. Os sentimentos se misturam, se disfarçam e nos confundem, por isso é necessário observá-los mais atentamente, para poder compreendê-los. Através desta oficina, os participantes escutarão contos, participarão de atividades e exercícios para compreender melhor como as emoções atuam internamente e como se exteriorizam, para então poder canalizá-las de forma apropriada.

Objetivo: Reconhecer as emoções; ser mais empáticos; aprender a canalizar os sentimentos.

Público: Crianças a partir de 10 anos, adolescentes, adultos, grupo de toxicômanos, associação de pais, empresários, trabalhadores de empresas etc.

Tempo de duração: 1h ou 2h (Em função do público ao qual vai dirigido)


9. O que te faz único é…

Você é único e irrepetível! Sabia? Teoricamente todos sabemos disso, porém quando ocorrem situações que atacam a nossa auto-estima, começamos a ter uma visão distorcida de nós mesmos. Através de uma linda história, metáforas visuais e uma atividade chamada “A Caixa da Auto-estima”, os participantes compreenderão que amar-se é o primeiro passo para amar e respeitar de forma plena aos que nos rodeiam. Através desta oficina os participantes reconhecerão o seu valor; receberão mensagens de ânimo e otimismo que farão carícias na alma, e ferramentas que os ajudarão quando o desânimo apareça.

Objetivo: Fomentar o amor próprio, uma autoestima equilibrada e dotar de ferramentas que ajudem em momentos críticos.

Público: Crianças (7-12 anos), adolescentes, adultos, grupo de toxicômanos, associação de pais, trabalhadores de empresas etc. Essa oficina possui uma versão familiar, para pais e filhos.

Tempo de duração: 1h ou 2h (Em função do público ao qual vai dirigido)


Os contos de fadas são mais que verdades; não porque digam que os dragões existem, mas sim porque nos dizem que os dragões podem ser derrotados. Gilbert Keith Chesterton

As oficinas serão adaptadas às circunstancias particulares de cada grupo, como o fim de que a experiência seja mais eficaz.

O material utilizado está incluído no preço de contratação da oficina (com exceção da oficina 9, já que os participantes deverão trazer: uma pequena caixa de papelão, decoração para a caixa e o seu perfume favorito).

Agora deixo algumas fotos das oficinas que costumo realizar:

Para mais informação preencha o formulário abaixo:

Anúncios

2 comentários em “Oficinas de vivências através de contos – Contoexpressão”

  1. Bom dia! Quando recebi o teu e-mail fiquei contente. Mande um orçamento e possíveis datas para serem trabalhadas. Eu não posso garantir nada, mas passo para a Secretária de Educação e se estamos em condições financeiras podemos pensar em algo. Somos um município pequeno em torno de 1600 habitantes. Aguardo. Att, Claidir Pilger

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s