Carlota não quer falar: conto interativo sobre educação emocional utilizado por professores e psicólogos.

um comentário

Há mais de 2 anos (dia 1 de abril de 2017) lancei o meu primeiro livro “Carlota não quer falar” aqui na Espanha, sonhando que um dia ele poderia ser lançado no Brasil também. Um pouco mais de dois anos depois, posso dizer que esse sonho foi alcançado e superou todas as minhas expectativas.

“Carlota não quer falar” já está em segunda edição tanto em Espanhol como em Português e continua sendo um grande sucesso.

Foram miles de pessoas tocadas. Recebo dezenas de emails todos os dias pedindo o Projeto de Educação Emocional com Carlota e tudo isso me deixa muito feliz. Por isso deixarei um slide com algumas fotos que representam esse maravilhoso trajeto:

Se você vive no Brasil poderá fazer o seu pedido diretamente à Editora Grafar. Eles enviarão para você em qualquer lugar do Brasil. Além disso você poderá conseguir descontos a partir do terceiro livro. Clique aqui para ir à Livraria Grafar.

Carlota não quer falar está sendo utilizado por psicólogos, psicopedagogos, coachs, professores de varias partes do mundo para o desenvolvimento das capacidades emocionais de crianças e adolescentes. Foi criado utilizando como metodologia a CONTOEXPRESSÃO.

Mais informação sobre este livro: O livro está formado de três partes + Projeto pdf gratuito.

1. Conto interativo

“Carlota não quer falar”  é a história de uma menina que não consegue falar das suas emoções e sentimentos. Ela guardou tantos sentimentos dentro que se sente cheia como um balão e pesada como uma grande pedra. Você gostaria de ajudá-la?

1 Carlota não quer falar conto infantil sentimentos

Esse conto deve ser contado por uma adulto a uma criança, para que a experiência seja mais completa. Isso deve ser assim porque se trata de conto interativo, onde o adulto vai fazendo perguntas à criança, para que esta dê voz à Carlota, descobrindo, pouco a pouco, o que sente a pequena personagem.  O conto também abre a possibilidade de que o adulto compartilhe com a criança suas histórias e experiências pessoais, o que irá enriquecer a vida de ambos.  Por essa razão vemos que “Carlota não quer falar” é uma ponte, uma conexão entre o adulto e a criança para compartilhar histórias e falar das emoções.

2 Carlota não quer falar conto infantil sentimentos

É importante que o adulto faça as perguntas à criança, mas não lhe dê as respostas. Se a criança não dá a resposta correta, não há problema, ela deve  encontrar as suas respostas e assim gerar um conhecimento pessoal, para que o processo de aprendizagem ocorra de dentro para fora. Conte a história de forma divertida.

3 Carlota não quer falar conto infantil sentimentos

Quando a criança escolhe a resposta correta, e ao virar a página, ela fica muito surpresa quando percebe que Carlota seguiu o seu conselho. É algo mágico para a criança!

4 Carlota não quer falar conto infantil sentimentos

A medida que a criança ajuda a Carlota a compreender as suas emoções, a falar dos seus sentimentos e administrá-los, o mundo de Carlota vai entrando em ordem outra vez, até que ela possa falar por si.

2. Guia Didático

O conto também vem acompanhado de um guia didático para ajudar ao adulto na contação, de acordo às técnicas de contoexpressão (clica aqui para saber o que é a contoexpressão).  É muito importante ler o guia antes de contar o conto.

  3. Ludo das Emoções

Por último, no livro também está o “Ludo das emoções”, pensado para que seja um jogo familiar ou utilizado na terapia. O Ludo vai acompanhado de 30 cartas que estão divididas em: 20 Cartas de perguntas; 5 Cartas “Coringa”; 5 Cartas de sanção. As Cartas ajudarão aos jogadores a compreender as emoções, falar sobre os sentimentos e compartilhar histórias. Será muito divertido!  Clica aqui para conhecer mais sobre o “Ludo das Emoções”

Parches de las emociones que acompaña el cuento Carlota no quiere hablar
Aqui se observa as Cartas na edição original que é Espanhol.

Material Gratuito para baixar

Projeto Educação Emocional com Carlota: Se trata de um projeto desenvolvido para servir de suporte ao Conto. São quase 80 páginas, onde ensino o que é a contoterapia e a educação emocional através de contos, juntamente com uma parte prática, composta por jogos, dinâmicas, fichas para atividades, desenhos etc. Distribuimos esse material gratuitamente. Basta escrever-nos solicitando o Projeto a claudinebernardes@acaixadeimaginacao.com ou através do formulário abaixo

Se você tiver alguma dúvida basta entrar em contato comigo. Veja também o menú com varios textos sobre este livro. Deixo também o link para que você possa verificar como APLICAR a OFICINA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL que eu criei com a Carlota: Pulse aqui para ver a oficina.

1 comentário em “Carlota não quer falar: conto interativo sobre educação emocional utilizado por professores e psicólogos.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s