Livro Contos que Curam: Oficinas de Educação Emocional por meio de Contos

A proposta deste livro não é ser apenas uma leitura a mais. Você poderá encontrar nele um material valioso de desenvolvimento prático do seu trabalho, seja como educador(a), psicólogo(a), coach, contador(a) de histórias etc. Contos que Curam está formado por 24 Oficinas para o desenvolvimento das capacidades emocionais dos participantes, cujo público pode ser crianças, adolescentes ou adultos.

Anúncios
um comentário
Disponível em todas as grandes livrarias do Brasil

Muitos de você sabem que durante os meses de julho e agosto de 2018 estive viajando por várias cidades do Brasil realizando o Curso de Contoexpressão. Como resultado resolvi publicar este livro junto a algumas alunas e em parceria com a minha amiga e Contadora de Histórias Flavia Gama. Depois de quase um ano de trabalho o livro “Contos que Curam” foi lançado no dia 22 de Agosto na Livraria Cultura do Shopping Iguatemí de São Paulo. Foi um evento lindo!!!

A proposta deste livro não é ser apenas uma leitura a mais. Você poderá encontrar nele um material valioso de desenvolvimento prático do seu trabalho, seja como educador(a), psicólogo(a), coach, contador(a) de histórias etc. Contos que Curam está formado por 24 Oficinas para o desenvolvimento das capacidades emocionais dos participantes, cujo público pode ser crianças, adolescentes ou adultos.

Colocamos a prova estas oficinas obtendo resultados surpreendentes. Veja abaixo o Sumário do livro:

Cada capítulo foi criado por uma profissional reconhecida na sua área (psicóloga, psicopedagoga, coach, contadora de história), utilizando como metodologia a Contoexpressão.

O que é a contoexpressão?

Como você já deve saber, sou Master em Contos e Fábulas Terapêuticas, pelo Instituto IASE (que é um Centro de Estudos em Psicologia com sede na cidade de Valência Espanha). Depois de anos de prática e intensa pesquisa com público diverso, observei que a faltava uma metodologia que colocasse em ordem tudo isso. Observei também que no desenvolvimento prático do meu trabalho existia uma metodologia intrínseca, distinta da realizada por outros profissionais da minha área. E foi assim que surgiu a CONTOEXPRESSÃO.

Contoexpressão é a arte de compartilhar, provocar e despertar co- nhecimento, de forma sensorial e simbólica por meio de contos. É uma técnica que busca produzir mudanças de pensamento que culminarão em mudanças de conduta, auxiliando o ser humano no árduo proces- so de buscar uma melhor versão de si.

A Contoexpressão está formada por quatro ferramentas: 1. Conexão Emocional; 2. Metáforas e símbolos existentes nos contos; 3. Método Socrático; 4. Atividade Didática.

Você observará na estrutura das oficinas, que utilizamos essa técnica não com o objetivo de impor conhecimento, mas de compartilhar, despertar, provocar conhecimento por meio do uso dos símbolos existentes nos contos. Será uma experiência sensorial que transportará os participantes do mundo das ideias e do inconsciente, ao mundo material. Os participantes expressarão os seus símbolos internos de forma material, podendo observá-los e comunicar-se com eles, interpretando-os, para poder conhecer-se melhor.

O que você encontrará nesse livro?

Você encontrará o esquema de 24 Oficinas de Educação Emocional por meio de Contos. Cada oficina está explicada passo a passo, para que qualquer profissional da área da educação, terapia, coaching, contação de histórias, possa aplicar com grupos. Cada oficina possui um conto inédito e algumas possuem material complementar o qual poderá ser baixado através de Código QR existente no interior do livro.

Contos que Curam é um livro de atividades para crianças?

Não. As oficinas foram criadas pensando-se em três públicos distintos: Crianças, Adolescentes e Adultos. Porém, o facilitador poderá adaptar a oficina para o público que desejar, utilizando conhecimentos próprios.

Se eu tiver alguma dúvida posso entrar em contato com as autoras?

Cada autora disponibiliza no livro os seus dados de contato. Desta forma, em caso de dúvidas você poderá ir diretamente à fonte 😉

As oficinas só podem ser aplicadas para grupos?

Não. Se você é psicólogo ou psicopedagogos poderá aplicar diversas oficinas na terapia individual, de forma íntegra ou adaptada à sua necessidade.

Como faço para aprender a metodologia utilizada no livro?

Atualmente existe dois cursos de Contoexpressão disponíveis. O primeiro é o Curso Online de Contoexpressão: Educação Emocional e Terapia através de contos, oferecido pela minha empresa “La Caja de Imaginación” 50 horas de curso. Para mais informação clique aqui. O Segundo é o Mestrado Europeu Online em CONTOEXPRESSÃO: CONTOS, MITOS E FÁBULAS  COMO FERRAMENTAS PSICOEDUCATIVAS E TERAPÉUTICAS. Este Mestrado está disponível através da EPsiHum (Escuela Psicoexpresiva Humanista del Instituto IASE). O mestrado foi desenvolvido por mim para este Centro Educativo, sendo que sou a Diretora e tutora do curso (320 hora). Para mais informação clique aqui.

Achei interessante! Onde posso encontrar o Livro Contos que Curam?

Você pode comprá-lo nas grandes livrarias como Livraria Cultura, Catarinense, Amazon, Americanas etc. Também pode buscá-lo na sua livraria mais próxima ou se quiser receber o livro sem gastos de transporte, pelo valor de 50 reais, posso enviá-lo para você (promoção válida até que se esgote o stock), para isso basta preencher o formulário abaixo (também pode utilizar esse formulário para fazer qualquer pergunta):

Nas próximas semanas estarei compartilhando informação sobre as oficinas contidas no livro. Se está passando por aqui e ainda não me segue, pulsa em seguir para receber informação no seu e-mail.

Achou interessante? Compartilha nas suas redes sociais. Um super abraço!

1 comentário em “Livro Contos que Curam: Oficinas de Educação Emocional por meio de Contos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s